quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aécio Neves monta Ministério para 2014 ajude



Um carro de R$ 300 mil DEPOIS da eleição ?


Pensando em contribuir com Aécio Never – Bafometrogate algumas sugestões para composição do seu Governo em 2014 os Ministros (as) são:

Andrea Neves - Primeira Irmã - Primeira Dama nunca terá. A senhora que controla tudo, até os surtos do irmão. Dona da Rádio Arco Iris.

Roger Agnelli - (Chutado da Vale do Rio Doce) estava no carro de trás quase caiu na Blitz tb. Ministério da Fazenda

Dado Dolabella - (Também bate nas namoradas) Ministério da Cultura,

Adriano Imperador - (Também dirige chapado e não quis soprar o bafômetro) no Ministério dos Esportes,

Tom Cavalcante - (Bobo da corte amigo do Aécio Never) - Secretaria Geral da Presidência (Obras primas do novo Ministro que escreverá os discursos e personagens do Aécio Never 2008 - 2010 acabou, agora só em 2012 e 2014 trabalha de 2 em 2 anos.

Jair Bolsonaro (Apoiou o Serra em 2010) Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos e Defesa; vai ter pena de morte.

Gilmar Dantas (Engavetador Geral do STF) Ministro da Defesa e Justiça e do Banco do Brasil para ajudar mais um pouco o Daniel Dantas

Luciano Huck (Coordenador do meu lar doce lar, substituindo o Minha Casa, Minha Vida) Ministro de Planejamento e "Jestão" com a Globo e o PIG.
Melô do Aécio Never.

O SOFRIMENTO DELAS


#DELLAS, MOVIMENTO DE APOIO À JUSTIÇA SOCIAL:
“VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER CRESCE EM SERGIPE
EM 110 DIAS, 884 CASOS. MAS A MAIORIA DAS VÍTIMAS AINDA CALA”.


CONHEÇA A HISTÓRIA DE UMA, ENTRE TANTAS MULHRES AGREDIDAS E AMEAÇADAS DE MORTE POR MARIDOS OU EX. VOU CHAMÁ-LA APENAS DE A.M. ELA TEM 36 ANOS, 5 FILHOS, VITIMA DE DEZENAS DE AGRESSÕES E ESPEROU 1 ANO E MEIO PARA DENUNCIAR O EX-COMPANHEIRO.




ENCONTREI A.M. AOS PRANTOS, NA SALA DA DELEGADA DA MULHER SUIRÁ PAIM, EM ARACAJU. NAS MÃOS, MOSTRAVA A MEDIDA PROTETIVA ASSINADA POR UM JUIZ, IMPEDINDO A APROXIMAÇÃO DO EX-COMPANHEIRO. A DECISÃO DE MANTER-SE A MAIS DE 100 METROS DE DISTÂNCIA DA EX-MULHER E FAMÍLIA, JAMAIS FOI RESPEITADA. E NA MADRUGADA ANTERIOR ELE HAVIA ENTRADO NA CASA PELO TELHADO. ACORDOU A FAMÍLIA DESTRUIDO TUDO EM UM QUARTO E MAIS OUTROS OBJETOS PELA CASA. E AINDA LEVOU TUDO QUE HAVIA NA GELADEIRA, NO ARMÁRIO (SOBROU APENAS 1KG DE FEIJÃO, 1 KG DE ACÚCAR E UMA CAIXA DE MAIZENA), ROUBOU R$ 324,00 DA BOLSA DE A.M., DESTRUIU O CELULAR DELA E, NA SAÍDA PROMETEU, MAIS UMA VEZ, MATÁ-LA COM FACADAS.

AO OUVIR A OCORRÊNCIA, A DELEGADA LEMBROU-SE IMEDIATAMENTE DO CASO JÁ DENUNCIADO ANTES E ATÉ DO APELIDO DO AGRESSOR: “GALEGO”. DRA. SUIRÁ PEDIU QUE A VÍTIMA FOTOGRAFASSE TODO CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO, PORTAS QUEBRADAS DE ENTRADAS FORÇADAS ANTERIORES E DO QUE MAIS HOUVESSE SIDO QUEBRADO NA CASA. E PEDIU QUE A.M. VOLTASSE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL COM AS FOTOS, TROUXESSE O FILHO COMO TESTEMUNHA, PARA QUE FOSSE PEDIDA A PRISÃO PREVENTIVA DO “GALEGO”.

A VÍTIMA EXPLICOU QUE NÃO TINHA COMO FAZER AS FOTOS. ENTÃO PERGUNTEI À DELEGADA SE PODERIA AJUDAR E IR À CASA DA VÍTIMA FOTOGRAFAR O CENÁRIO.
A DRA SUIRÁ CONCORDOU E MARQUEI PARA IR FAZER AS FOTOS E ENTREVISTÁ-LA NA MANHÃ SEGUINTE. ASSIM QUE A.M. SE FOI, ENTROU MAIS UMA MULHER PARA DENUNCIAR AMEAÇA DE MORTE DO EX-MARIDO. TAMBÉM JÁ HAVIA SIDO VÍTIMA DE MAUS-TRATOS E PARECIA DESESPERADA. ENQUANTO ISTO, NA SALA AO LADO, UM HOMEM ESPERAVA PARA SER CONDUZIDO À CADEIA. HAVIA ESPANCADO A MÃE.

NO INTERVALO ENTRE UM E OUTRO CASO, A DELEGADA CONTOU QUE ESTA ERA A ROTINA. UM CASO DEPOIS DO OUTRO. E DISSE QUE A MAIORIA QUE PROCURA AJUDA, JÁ É VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA HÁ ANOS, MAS TEME DENUNCIAR. MUITAS TÊM MEDO DE APANHAR MAIS OU ATÉ MORRER, OUTRAS TÊM VERGONHA DA SITUAÇÃO E AINDA HÁ CASOS DAS QUE PERMANECEM CALADAS PORQUE DEPENDEM FINANCEIRAMENTE DO COMPANHEIRO.

OS DADOS QUE ME FORAM FORNECIDOS PELA DELEGACIA MOSTRAM QUE O NÚMERO DE AGRESSÕES DENUNCIADAS AUMENTA ANO APÓS ANO. EM 2009, FORAM 2.782 REGISTROS. A MAIORIA DE LESÃO CORPORAL E 5 HOMICÍDIOS: EM 2010 AS QUEIXAS AUMENTARAM PARA 2.918. MAS COM APENAS 1 HOMICÍDIO E JÁ NOS PRIMEIROS 110 DIAS DESTE ANO, FORAM 884 OCORRÊNCIAS. A CONTINUAR NESTE RITMO, O NÚMERO VAI SUPERAR OS DO ANO PASSADO.
EM TODOS OS CASOS, O CASAL É CONVOCADO PARA UMA AUDIÊNCIA PARA QUE SEJAM OUVIDAS AS DUAS PARTES. MUITAS VEZES HÁ CONCILIAÇÃO E O CASO É ENCERRADO SEM IR À JUSTIÇA. NOUTRAS OPORTUNIDADES É A MULHER QUEM VOLTA À DELEGACIA, RETIRA A QUEIXA E ENCERRA O ASSUNTO. PELO MENOS ATÉ A PRÓXIMA AGRESSÃO.

NO CASO DE A.M. ELA SÓ RESOLVEU PEDIR AJUDA NO ANO PASSADO DEPOIS DE SER ESPANCADA, JOGADA NA PAREDE E TER O NARIZ QUEBRADO. FOI À DELEGACIA E DEPOIS FOI MORAR COM OS CINCO FILHOS NA CASA DE UMA AMIGA. 1 MÊS DEPOIS VOLTOU PRA CASA. E A PERSEGUIÇÃO CONTINUOU. COM ESTE PROBLEMA, NÃO TEVE MAIS CONDIÇÕES DE TRABALHAR, VIVE EM DEPRESSÃO E SE MANTÉM COM A PENSÃO DEIXADA PELO ÚLTIMO MARIDO, JÁ MORTO. COM 5 FILHOS, 4 MENINAS E 1 RAPAZ, DOS 8 AOS 17 ANOS, O QUE RECEBE NÃO DÁ PRA SUSTENTAR A FAMÍLIA.

“EU SEI QUE É HUMILHANTE E VERGONHOSO O QUE VOU DIZER, MAS AGUENTEI MUITA SURRA PORQUE ELE AINDA TRAZIA ALGUM DINHEIRO PRA CASA”. DINHEIRO QUE, SEGUNDO ELA, SÓ DEPOIS SOUBE DA ORIGEM: “GALEGO” ERA RECEPTADOR DE SHINERAYS ROUBADAS E ACABOU FICANDO PRESO POR 6 MESES E AGORA ESTÁ SOB CONDICIONAL. PORTANTO, AO SER PRESO DESTA VEZ, VAI FICAR NA CADEIA. “MAS ELE JÁ MANDOU ME AVISAR QUE MESMO PRESO MANDA ME MATAR”, DISSE ELA.

PERGUNTEI SE O EX-COMPANHEIRO BEBIA OU FAZIA USO DE DROGAS. “ELE NÃO FUMA, NÃO BEBE E NEM USA DROGAS. ELE É UM PSICOPATA”, ACUSA A MULHER.
HOJE, ELA DISSE QUE SE SENTE CULPADA POR TER FEITO OS FILHOS PRESENCIAREM TANTAS BRIGAS E AGRESSÕES E SABE QUE ELES FICARÃO MARCADOS PRA SEMPRE. “NÓS NÃO SABEMOS QUANDO ESTE PESADÊLO VAI ACABAR E POR ENQUANTO EU ME SINTO FERIDA POR FORA E POR DENTRO. SERÁ QUE UM DIA PASSA?”.

CASOS COMO O DE A.M. PARA UM DAR UM BASTA MAIS RÁPIDO, É PRECISO QUE A MULHER PERCA O MEDO E A VERGONHA DE DENUNCIAR. É PRECISO TAMBÉM QUE A JUSTIÇA SEJA MAIS CÉLERE AO JULGAR E TOMAR OUTRAS MEDIDAS. PARA ISTO, O IDEAL É QUE EXISTA EM SERGIPE UMA VARA ESPECIALIZADA EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, CONFORME ORIENTAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, CNJ. SEGUNDO A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ACESSO À JUSTIÇA E CIDADANIA DO CNJ, A JUIZA MORGANA RICHA, “CADA UMA DESSAS UNIDADES PASSA A TER UMA AÇÃO QUALIFICADA E PADRONIZADA NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”.

EM TODO O BRASIL JPÁ SÃO 53 VARAS ESPECIAIS E ENTRE TODOS OS ESTADOS, APENAS SERGIPE NÃO CONTA COM ESTA VARA CRIMINAL. NESTE SENTIDO, O GRUPO #DELLAS, COORDENADO POR MIM E PELA PUBLICITÁRIA MANÚ SANTHIAGO, ESTÁ TRABALHANDO NO SENTIDO DE CONSEGUIR MAIS E MAIS APOIOS NESTA CAUSA. MULHERES E HOMENS JÁ MANIFESTARAM ADESÃO E APOIO E, NA PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS UMA REUNIÃO COM OS INTERESSADOS PARA DISCUTIRMOS AS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, COM PASSEATA NO ÚLTIMO SÁBADO DE MAIO PARA QUE, COM APOIO DE PARLAM ENTARES: SENADOR EDUARDO AMORIM (PSC), DEP.FED. ANDRÉ MOURA (PSC) E DEP EST. ZEZINHO GUIMARÃES (PMDB) FAÇAMOS CHEGAR AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA UM REQUERIMJENTO SOLICITANDO A CRIAÇÃO DESTA VARA. ESTAMOS CERTAS DE QUE VAMOS SENSIBILIZAR TANTO À SOCIEDADE QUANTO AO TRIBUNAL.

terça-feira, 26 de abril de 2011

AÉCIO: OCULTAÇÃO DE PATRMÔNIO?


BLOCO MINAS SEM CENSURA:
"JATINHO DE AÉCIO NÃO     VIAJA EM CÉU DE BRIGADEIRO".

por Conceição Lemes, do Viomundo.


O senador Aécio Neves (PSDB) faz aniversário em 10 de março. Dizem os astrólogos que os 30 dias anteriores à data correspondem ao nosso inferno astral. O do ex-governador mineiro parece estar fora de época. Começou na madrugada do dia 17 de abril, quando foi parado por uma blitz no Leblon, Rio de Janeiro, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. E tudo indica não deve terminar tão cedo.
Pelo menos é a leitura pessoal  da entrevista que fiz com Bloco Minas Sem Censura (MSC), criado em 2011, mas gestado desde 2003. Ele é resultado da união das bancadas do PT, PMDB, PCdoB e PRB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O MCS tem 23 deputados num total de 77. O Bloco tem um site, que só divulga o que pode comprovar. Nos últimos dias, até furos jornalísticos deu.  E novidades estão a caminho. Confira a entrevista.


VIOMUNDO — Para quem acompanha Minas Gerais apenas pela “grande imprensa”, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é tudo de bom. O genro que muita mãe sonha ter: bonitão, charmoso, fala mansa, bem-sucedido, boa família. E o político que muitos imaginam na presidência da República devido à versão de que ele fez uma gestão primorosa como governador do estado de 2003 a 2010. O teste do bafômetro carimbou essa imagem pública? Até que ponto o episódio abre brecha para que se conheça de verdade o que foram os oito anos de  Aécio como governador de Minas?
MINAS SEM CENSURA — O episódio recente, no Leblon, Rio de Janeiro, deixou o eleitor dele e admiradores perplexos e decepcionados. Pela possibilidade de estar embriagado no trânsito, pela recusa ao teste do bafômetro, pelo tratamento privilegiado quando autuado e, principalmente, pelas revelações posteriores sobre o Land Rover e outros carros de luxo. Revelações que abrem suspeitas sobre ocultação de patrimônio, o que seria crime fiscal.
As tentativas da assessoria e de seus amigos de dissimular os fatos só pioraram a percepção do ocorrido.  Ele foi pego às 3h58 da madrugada de domingo em circunstâncias bem óbvias. Tentaram fazê-lo de vítima, como se as críticas fossem invasão de privacidade. Ora, um ex-presidente da Câmara de Deputados, ex-governador de Minas e senador da República se envolve em duas ocorrências policiais definidas como gravíssimas, dirigindo um carro de uma empresa de rádio mineira, que foi transferida para sua propriedade no apagar das luzes de 2010, e ainda reivindica tratamento privativo? O cidadão comum, mesmo aquele que o admira, ficou decepcionado. Afinal, a rua não é sala VIP de aeroporto.


VIOMUNDO – O  que vem a ser o Bloco Minas Sem Censura?
MINAS SEM CENSURA – É a união das bancadas parlamentares estaduais, de quatro partidos, prevista regimentalmente na Assembléia Legislativa (ALMG). Ou seja, é um bloco institucional. O Minas Sem Censura (MSC) é composto pelo PT, PMDB, PCdoB e PRB. Seus líderes e vice-líderes oficiais são: Rogério Correia (PT), Antônio Júlio (PMDB), Gilberto Abramo (PRB), Paulo Lamac (PT), Ivair Nogueira (PMDB) e Ulisses Gomes (PT). O MSC tem 23 deputados estaduais (num total de 77), sendo 11 do PT, 8 do PMDB, 2 do PCdoB e 2 do PRB.


VIOMUNDO – O  “sem censura”  é uma resposta política ao silêncio que Aécio impôs à mídia mineira?
MINAS SEM CENSURA – Não só à mídia. Mas ao silêncio de várias outras instâncias, como o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça, a própria Assembleia Legislativa, os meios acadêmicos… Ainda que nessas instituições existam pessoas dispostas a resistir, suas lideranças e dirigentes sempre se afinaram com o projeto pessoal de poder de Aécio. Em conseqüência, ficou parecendo para o Brasil que Minas é uma ilha de prosperidade. O que é falso. O caso mais gritante é o da nossa Assembleia Legislativa, que se tornou homologatória das ordens do governo, sem autonomia.
No caso específico da mídia mineira, a distribuição de verbas de publicidade tem servido à compra da adesão ao governo. No caso da nacional, a despeito de gastos do governo com publicidade, a adesão é mais ideológica. O perfil neoliberal e privatista de Aécio é bem visto por essa mídia nacional.


VIOMUNDO – Em São Paulo o ex-governador José Serra (PSDB) “pedia a cabeça” de jornalistas que ousavam perguntar algo que não estivesse no script acertado com a sua assessoria. O que aconteceu em Minas com os jornalistas “desobedientes”?
MINAS SEM CENSURA – Vários documentários, denúncias do Sindicato dos Jornalistas, relatos formais e informais de repórteres e empresários de comunicação demonstraram o tacão disciplinador de Aécio. Muitos “desobedientes” foram demitidos, outros transferidos. Isso fez com que a autocensura se tornasse prática comum nas redações. Aqui, algumas empresas jornalísticas aderiram – ideologicamente! — ao projeto de poder pessoal dele.

Agora, ele não usou apenas o tacão disciplinador como forma de impor adesões. Ele conseguiu principalmente a adesão da elite empresarial do estado para o projeto de recolocar Minas com peso no cenário nacional, sob o argumento de que isso seria conseguido com sua eleição à presidência da República.VIOMUNDO – No site de vocês é dito que se vive em Minas “um atípico estado de exceção”. É dito ainda que Aécio adotou práticas que constrangem também juízes, procuradores, promotores, conselheiros, movimentos sociais, intelectuais, acadêmicos e pesquisadores etc. Que práticas são essas?
MINAS SEM CENSURA – Isso inclusive inspirou o nosso nome. Não é um estado de exceção típico, como ocorreu na Alemanha nazista, com a suspensão formal de direitos universais. Mas um estado de fato de exceção, onde o poder econômico do governo compra a adesão ou impõe o terror da distribuição discriminatória de recursos.
As más práticas já denunciadas: dificuldades de tramitação de pedidos de suplementação orçamentária para instâncias que deveriam ser mais autônomas, alocação discricionária de recursos para prefeitos, profusão de consultorias contratando mão de obra nas universidades (para suas pesquisas e relatórios pouco produtivos), interferência na eleição das direções de várias instituições. Um exemplo bem elucidativo: enquanto Lula acatava a indicação do “primeiro” da lista tríplice para a titularidade da Procuradoria Geral da República, Aécio nunca optou por esse caminho em relação ao Ministério Público Estadual.


VIOMUNDO – Nos últimos dias, vieram a público o teste do bafômetro, a estranha frota de carros de luxo da rádio, a história do jatinho… Que medidas pretendem adotar em relação a esses fatos?
MINAS SEM CENSURA — Exercendo nossas atribuições constitucionais estamos  investigando esses e outros fatos. Serão acionadas outras instâncias que têm atribuição de apurar os mesmos fatos. O “jato familiar” tem custos. Quem banca?
Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Há, por exemplo, o aluguel para o grupo Fasano, de um megaedifício do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais de Minas Gerais (IPSEMG), na região mais valorizada da cidade, por R$15 mil mensais. Só que o próprio processo de licitação registra pesquisa que aponta para um valor de mercado de até R$ 200 mil reais por mês. Tem o problema das contas públicas, que não batem nos “mínimos constitucionais” para a saúde e a educação. Tem crime eleitoral na eleição de 2010. Tem a negligência na cobrança de royalties de mineração…
Antes, a máquina  de propaganda de Aécio divulgava a realização de programas e a alocação de recursos federais, como se fossem estaduais. Hoje somos o contraponto a essa manipulação.


VIOMUNDO – O Bloco também tem um blog?
MINAS SEM CENSURA – Não temos blog. Temos um site. Há um blog fake que leva nosso nome. Foi criado para confundir. Ou seja, alguém registrou o “domínio” para evitar que usássemos o nome Minas Sem Censura em um blog.
Conseguimos registrar o
www.minassemcensura.com.br para o site, Facebook e Flicker; para o Twitter, @MGsemcensura. Esses são os veículos eletrônicos oficiais. Juntando o mailing do Bloco, dos deputados, diretórios dos partidos, militantes e ativistas, estamos atingindo mais de 900 mil endereços eletrônicos validados (sem Spam) em todo o Brasil.  Teremos ainda impressos e outros materiais de divulgação de nosso trabalho. Todo esse esforço visa a divulgar a identidade do Bloco Minas Sem Censura: somos pró-Dilma, pró-desenvolvimento de Minas, com distribuição de renda e, óbvio, de oposição ao projeto neoliberal tucano para as Alterosas.

VIOMUNDO – Também nos últimos dias, o site do Bloco trouxe em primeira mão alguns fatos em relação a Aécio, certo? O que destacariam?
MINAS SEM CENSURA – Sim, é verdade. O fato mais importante até agora é a história detalhada da Rádio Arco-Íris e seus automóveis de luxo. Trata-se de uma bem fundamentada informação que abre a suspeita da prática de ocultação de patrimônio, o que seria crime fiscal. Outras evidências estão a caminho. Aliás, um deputado estadual tucano, João Leite, em nota oficial reconhece que há dinheiro público alocado na tal Rádio. Ou seja, configura-se uma irregularidade insanável.
Expusemos, em primeira mão, as imagens “printadas” das ocorrências policiais referentes à carteira apreendida, à multa por recusa ao teste (com a devida presunção da embriaguês ou drogadição), às multas por excesso de velocidade. Denunciamos a censura ao site do Detran MG (na sexta, dia 22), da seção em que vinham as citadas ocorrências. Revertemos mais essa operação abafa.
Denunciamos também o caso IPSEMG/Fasano, a manipulação da prova de avaliação de um programa específico do governo de Minas, que trazia um ataque direto a Lula numa das questões da prova (que resultou na anulação do teste).  Denunciarmos a retirada do ar da respectiva página eletrônica. Enfim, há muitos outros temas gerais e específicos que divulgamos em primeira mão.
Temos fontes sérias, uma assessoria coletiva do Bloco que pesquisa e checa informações, as assessorias dos próprios deputados. Evidentemente, preservamos as fontes, até porque são pessoas que, depois de oito anos de opressão, se sentem mais livres para colaborar com o bloco de oposição.


VIOMUNDO – Qual a política do site do Bloco?
MINAS SEM CENSURA – Antes de mais nada, o MSC  é propositivo. O que nos une é a identidade com a política de desenvolvimento, distribuição de renda. Queremos isso para Minas. O estado carece da mais básica política industrial, por iniciativa própria. O que temos aqui foi herdado de governos anteriores ou é reflexo do governo Lula. O minério de ferro de nosso subsolo está se formando há três bilhões de anos. Logo, não foi o “choque de gestão” que o colocou lá.
O MSC também recebeu delegação do povo mineiro para ser oposição, que é fiscalizatória e programática. Por isso denunciamos a censura aqui instalada.
Fazemos isso de maneira republicana e ética. Só divulgamos e debatemos fatos que podemos comprovar. Rejeitamos a invasão da esfera íntima de quem quer seja. Assim como rejeitamos também o uso do direito à “privacidade”, como meio de encobrir malfeitos públicos. O que fulanos e beltranos fazem ou deixam de fazer na esfera íntima não nos interessa, a menos que repercuta em direitos de terceiros, no patrimônio público, no desacato às leis e às instituições do estado.
Aécio está abusando do pleito de direito à privacidade para turvar outros assuntos. Ele não está preocupado com sua fama de “boa vida”, como a ele se referiu o tucano paulista Alberto Goldman, mas com os desdobramentos dos fatos seguintes ao episódio da ocorrência policial no Leblon: carros de luxo, uso de jato particular e algumas relações empresariais problemáticas.


VIOMUNDO — O atual líder do Bloco, Rogério Correia, é do PT, partido que na política mineira tem alianças formais e informais com os tucanos. Exemplo disso é a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte, em 2008, cujo acordo para formação da chapa teria sido sacramentado entre o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT-MG), atualmente ministro de Desenvolvimento, e Aécio. Como fica esse relacionamento agora?
MINAS SEM CENSURA – A aliança de 2008 é controversa e dividiu o PT e a base de Lula. Agora, foi feita uma reunião do Bloco com deputados federais, direções partidárias e lideranças municipais dos quatro partidos. Algo inédito para a oposição mineira. Chegou-se a um acordo de se esforçar para que a aliança com o perfil do MSC seja reproduzida onde for possível em 2012. No caso de BH, a orientação é construir uma tática comum. A política de alianças fica para ser discutida no momento adequado. O PMDB deve apresentar candidato, o PCdoB também,  o PT ainda vai discutir o tema. Mas há um grande consenso: nada de aliança formal, informal ou disfarçada com o PSDB. A idéia é acumular forças em 2012 para 2014.


VIOMUNDO – No site de vocês há a seguinte frase de Guimarães Rosa: Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais. O que o Bloco pretender fazer para que muitos conheçam as mil faces das Gerais, inclusive aquelas que muitos gostariam de deixar embaixo do tapete?
MINAS SEM CENSURA - É exatamente isso. Por meio de uma grandiosa máquina de posicionamento de imagem e medidas intimidatórias, numa conjuntura favorável, Aécio criou o mito de que ele seria a única face de Minas.
Nunca foi assim antes. Candidatos a prefeito que ele apoiou,  perderam várias eleições municipais em 2004 e 2008, na maioria das  cidades importantes do estado. Mesmo em BH, 2008, junto com Fernando Pimentel, quase que seu candidato, Marcio Lacerda, perdeu a eleição para o PMDB. Gastaram mais do que se gastou em São Paulo, capital, para evitar a derrota em BH.
Aécio também manteve uma relação ambígua com o governo Lula durante anos. Exemplo: ele nunca quis testar seu real prestígio e liderança, apoiando com sinceridade Serra em 2002, Alckmin em 2006 e Serra novamente em 2010. Ele nunca teve coragem de medir força diretamente com o PT e Lula.
Hoje, ele é um, entre 81 senadores. E no Senado, quem chegou lá, não foi pelo brilho dos olhos. E ainda teve o azar de perder um aliado fiel, o Elizeu Rezende, que faleceu. É visto com desconfiança pelo grão-tucanato. O PSDB e os aliados estão em crise, definhando. O governador Anastasia vai ter de escolher: governa um estado com finanças precárias ou permanece à disposição do artificial posicionamento de imagem do “pobre menino rico”. Quem se sentia intimidado, começa a superar essa condição. Além disso, ele se vê às voltas com indícios de ocultação de patrimônio. Reciclar o projeto “Aécio 2010? para 2014 não será fácil.
O MSC, por seu turno, segue em suas missões. O movimento social está mais revigorado. Os prefeitos e prefeitas de Minas já têm canal de interlocução direta com o governo Dilma. Ou seja, o jatinho de Aécio não viaja em céu de brigadeiro.

segunda-feira, 25 de abril de 2011



PAPAI SABE TUDO



Respeito é um sentimento de estima às pessoas ou às instituições. Respeito, portanto, é um sentimento positivo.
Acabamos de sair do Domingo de Páscoa onde o respeito aos cristãos e às religiões cristãs, representadas pelos seus legítimos representantes, é uma conduta consagrada pelos homens, infelizmente, desconhecida por muitos políticos e dirigentes de instituições públicas.
Há onze dias, o Sr. Antonio Samarone recebeu uma carta-aberta de uma jornalista, em uma concorrida entrevista pública, recheada de sugestões para o combalido trânsito tornar-se um trânsito cidadão.
O superintendente da SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, com ares de “papai sabe tudo”, prometeu analisar e responder todas as questões encerradas nas sugestões, com brevidade, haja vista o clamor público açulado pelo caótico sistema viário de Aracaju.
As sugestões, assinada pela Anna Ruth Rodrigues, foi publicada em um respeitado site de notícias, o Clicksergipe, no dia 15 de abril e até hoje foram esquecidas, menosprezadas, desdenhadas pelo Papai Sabe Tudo. Tais sugestões não são a verdade e a solução para a mobilidade do nosso trânsito, no entanto, são sugestões que refletem o pensamento de um povo que merece respeito das autoridades constituídas, eleitas ou nomeadas.
São sugestões que vão desde como fazer uma licitação para os sensores eletrônicos (pardais) que obedeça à lei, sem cometer os equívocos da anterior, até a geração de uma política pública de educação e segurança do trânsito para todos.
Sr. Antonio Samarone, que motivos o levam ao seu silêncio? Por que o senhor não honra a sua palavra empenhada: “Responderei, publicamente, essa carta aberta.”? Não quero crêr que o Papai Sabe Tudo não saiba responder às questões, prefiro acreditar que seja má vontade, desrespeito aos aracajuanos.
O respeito pelas autoridades só resiste enquanto as autoridades respeitam os interesses da comunidade.
Leia abaixo a republicação da Carta Aberta à Samarone.
Natanael Fernandes de Souza – engenheiro.

*Da Editoria: O Sr. Superintendente da SMTT, Antonio Samarone, acaba de encaminhar, no início da noite desta terça, 26, a sua Carta Resposta. Está no http://www.clicksergipe.com.br/
Aracaju, 14 de abril de 2011.


À LEI, AO DIREITO E À JUSTIÇA NO TRÂNSITO
CARTA ABERTA AO SUPERINTENDENTE MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

A partir das denúncias veiculadas pela Rede Globo no dia 13 de março, o prefeito de Aracaju, após clamor público, rescindiu contratos com duas empresas envolvidas em escândalos.
Atualmente e a partir de 1º de março, o município de Aracaju está sem fiscalização eletrônica, em que pese uma centena de sensores eletrônicos instalados.
É obvio e urgente que uma nova licitação, com objeto diverso da anterior seja lançada, no entanto, outras medidas para tornar cidadão o trânsito de Aracaju são necessárias e oportunas.
Coletei informações e sugestões para que esta carta fosse apartidária e refletisse os anseios dos sofridos munícipes.
As medidas sugeridas, debatidas a exaustão, podem ser classificadas como de curto prazo e de longo prazo a depender do seu juízo de valor.
  1. Em princípio, o corpo técnico da SMTT poderia ouvir técnicos e engenheiros de trânsito, da UFS e do CREA para esclarecimentos a respeito de possíveis soluções de impacto imediato e outros de médio e longo prazos, para a melhoria do trânsito em Aracaju;
  2. Divulgação dos últimos levantamentos relativos a número de veículos, incidência de infrações, acidentes, pontos mais perigosos e todas as pesquisas feitas neste sentido e fazer comparativo com igual período do ano anterior;
  3. Lançamento de uma licitação para os sensores eletrônicos, atualmente, desativados, observando:
    1. Realização de estudo técnico consistente do comportamento do trânsito com a finalidade de identificar o tipo e quantidade dos sensores eletrônicos utilizando dados estatísticos dos últimos dois anos.
    2. Alteração do objeto para: instalação, locação e manutenção de equipamentos, compreendendo os próprios sensores e todos os periféricos com manuais de instruções claros e precisos.
    3. Utilização de mão de obra própria para o controle e aplicação de eventuais multas.
    4. Entrega de composição de custos pelos licitantes tanto para o hardware quanto para o software.
    5. Garantia dos equipamentos durante o prazo de dois anos.
    6. Prazo de um ano com cláusula de renovação por igual período.
  4. Solicitação da renovação da frota de ônibus;
  5. Estabelecimento de horários dos ônibus e fiscalização do seu cumprimento;
  6. Devolução do efetivo da Guarda Municipal às ruas;
  7. Início da educação dos pedestres utilizando os 5% (cinco por cento), no mínimo, da arrecadação apurados na aplicação de multas;
  8. Definição de corredores exclusivos para ônibus;
  9. Consecução de projeto de educação no trânsito de comprovado sucesso, adaptá-lo à nossa realidade e divulgá-lo nas escolas e faculdades;
  10. Implementação do sistema de rodízio de veículos já consagrado em outras praças;
  11. Incentivo ao transporte solidário.
  12. Eleição de um Plano Diretor de Mobilidade no Trânsito ouvindo representantes do povo em audiências públicas.
  13. Convite, também, para a participação das audiências públicas, de representantes do Departamento de Engenharia e Urbanismo da UFS, do CREA e outros órgãos análogos.
  14. Implantação de um sistema de transporte coletivo confortável, seguro, ágil e acessível a todos.
  15. Habilitação de uma engenharia de tráfego adequada às nossas características geográficas e urbanísticas.
  16. Geração de uma política pública de educação e segurança do trânsito para todos e, principalmente, nas escolas a partir dos cursos infantis.
  17. Consecução de recursos federais dentro do PAC da Mobilidade.
  18. Aprovação de uma lei que obrigue as empresas com mais de cinquenta empregados a trocar o vale-transporte por transporte coletivo.
Senhor Superintendente, as respostas às sugestões supracitadas devem ser encaminhadas a rrdigiorgio@hotmail.com, primeiramente, e todos os meios de comunicação ao seu alcance para que o processo de melhoria do nosso trânsito seja transparente e que as medidas encontrem apoio de todos os cidadãos aracajuanos.


ANNA RUTH RODRIGUES DI GIORGIO - jornalista

domingo, 24 de abril de 2011

"O MEU PROJETO ESTÁ EM 2014, EM SERGIPE", DIZ DEPUTADO.

ALMEIDA LIMA: "O PMDB É UM GRANDE PARTIDO, NÃO PODE CONTINUAR COADJUVANTE DO PT. NÃO DÁ PARA CONTINUAR VIRA-LATA, UM CÃO SEM RAÇA"

A primeira entrevista do nosso Blog é com um político sergipano amado por muitos e odiado por outros tantos.
Com Almeida Lima (PMDB) é difícil ser morno; ou quente, ou frio. Em seu posicionamento ele adota a mesma conduta: nunca fica "em cima do muro".
Almeida é advogado, 57 anos, casado com Maria Helena, pai de três filhos. Ele já foi deputado estadual, prefeito de Aracaju, senador e, atualmente, é deputado federal. Em Aracaju, é presidente do PMDB. Em Brasília, presidente da Comissão Especial encarregada de fazer a Reforma Política na Câmara.
Mas é, principalmente, sobre a política sergipana que conversamos com o deputado.


ANNA RUTH - Deputado, o Sr. disse, reiteradas vezes, que o PMDB vai ter candidato próprio para prefeito, em Aracaju, em 2012. Disse também que não será o Sr. Por que não, já que aparece bem nas pesquisas?
ALMEIDA     - A eleição municipal é o momento em que o PMDB precisa se afirmar diante das bases eleitorais. Aparecer bem nas pesquisas me deixa satisfeito. Elas representam um bom sinal do trabalho que realizo. Mas a candidatura a prefeito de Aracaju é outra questão. O meu projeto está em 2014, em Sergipe. Não está em Aracaju em 2012.


ANNA RUTH - Quais os possíveis nomes em estudo?  Que características esse candidato deve ter?
ALMEIDA     - Em estudo nenhum nome. Esse nome deve ser uma construção popular. Alguém que se identifique com Aracaju e a nossa gente. Daí você chega à conclusão que o nome deve ser do gosto do povo, logo, não pode ser nenhum filiado do Palácio. O candidato não será chapa branca. Será um candidato que tenha a simpatia popular, o que não é o caso do governo do estado hoje. Aracaju e Sergipe precisam de um novo tempo.


ANNA RUTH - Por que só se fala em candidatO e nunca em candidatA? O PMDB não tem nenhuma mulher que possa entrar na disputa?
ALMEIDA    - Espaço político dentro do PMDB em Aracaju as mulheres têm, mas elas ainda não despertaram para uma participação mais efetiva na política.


ANNA RUTH - O Sr.(o PMDB) acredita que vocês podem ganhar do PT e aliados ou o PMDB vai entrar para "atrapalhar" Déda e seu grupo?
ALMEIDA    - O PMDB sempre teve uma proposta muito clara para Aracaju e sempre desejou executar esse projeto. Falta-nos a oportunidade que o PT já teve e que o PC do B está tendo. Agora deve ser a vez do PMDB mostrar a grandiosidade do seu projeto. Não sei se Déda tem grupo de partidos a apoiá-lo ou se tem um amontoado de partidos. Na última eleição o que se viu foi um saco de gatos. Lembram-se da declaração de Valadares contra Amorim? Mas eram "aliados". Portanto, acredito que haverá uma rearrumação e forças políticas e partidárias diferentes das de 2010.


ANNA RUTH - Entre o PT e aliados, João Alves (DEM) e Mendonça Prado (DEM), quem o senhor acha que tem mais chances de ganhar a Prefeitura de Aracaju?
ALMEIDA    - O povo é quem dirá. Em 2010 o povo de Aracaju disse que não queria Déda, mas não foi tão eloquente a ponto de derrotá-lo porque não viu em João (Alves) a opção que desejava para derrotar o governador. Você não acha que o povo deseja um projeto novo, uma idéia  e que ele já está cansado dessas alternativas?

ANNA RUTH - Quantos vereadores e prefeitos o PMDB tem hoje em Sergipe? E em 2012 quantos vereadores acredita que possa eleger?
ALMEIDA    - O PMDB tem em Sergipe 13 prefeitos e 81 vereadores. Essa seria uma previsão prematura demais. Dependerá de muitas circunstâncias, inclusive de como a direção estadual irá se comportar.

ANNA RUTH - Quando o PMDB vai começar a "trabalhar" seu futuro candidato a prefeito?
ALMEIDA    -  O PMDB já trabalha. A ação política se dá no dia a dia. As candidaturas não nascem do dia para a noite, elas são construídas ao longo do tempo.

ANNA RUTH - Que avaliação o Sr. faz do PMDB/SE e do PMDB Nacional?
ALMEIDA    -  O PMDB é um grande partido e é desta forma que pretende atuar, não pode continuar coadjuvante do PT. É preciso construir uma identidade clara e assim atuar junto às massas para conduzir o Partido ao poder. Não dá para continuar vira-lata: um cão sem raça.

A CAMPANHA É PERMANENTE

  • É COMO SE TODA POPULAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO FOSSE DIZIMADA.

O feriado da Semana Santa está chegando ao fim, mas a campanha da PRF (Polícia Rodoviária Federal) tem que continuar: "Acenda os faróis - Dê uma luz para a vida". A preocupação de todos os órgãos ligados ao trânsito é mais que justificada. O Brasil é um dos cinco países com o maior número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito.

Os dados do Ministério da Saúde apontam para 40 mil mortes por ano no país vítimas do trânsito.
Já o DPVAT (Seguro de Danos pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), informa que o número de mortes aproxima-se dos 60 mil/ano. E a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, instalada no Congresso Nacional, estima que o número de vítimas do trânsito poderá chegar, nos próximos levantamentos, a 80 mil mortos ao ano. É assustador!

Para se ter uma idéia, é como se toda a população do município de São Cristóvão (SE), fosse completamente dizimada em apenas um mês. Segundo a Diretora-geral da PRF, Maria Alice nascimento, "estamos enfrentando uma epidemia social e todos estão expostos aos riscos".
Por Sergipe passam duas rodovias federais: a BR-235 e a BR-101. O fluxo é intenso e, ao lado de veículos pesados de carga, de passageiros, estão também os de passeio. E o levantamento de PRF-SE
é preocupante.

Em 2008 tivemos no Estado, nas rodovias federais, 1226 acidentes com 84 mortos; em 2009, foram 1182 acidentes com 76 mortos; em 2010 foram registrados 1455 acidentes e 117 mortos e este ano, até o meio de abril, já tivemos 508 acidentes e 18 mortos. Falta contabilizar as vítimas do feriadão da Semana Santa. Em períodos assim, a tensão aumenta pois milhares de motoristas acostumados a dirigir apenas dentro das cidades, se misturam ao tráfego diferenciado, pesado, intenso e perigoso das rodovias.

Por todos os motivos apresentados, ano após ano, a PRF entre outros órgãos, luta para reduzir essa tragédia nacional. Desta vez, foi lançada a campanha "Acenda os faróis - Dê uma luz para a vida".
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, esta simples medida pode salvar muitas vidas. Seja dia ou noite, os faróis devem estar acesos porque além de favorecerem uma visualização melhor entre os veículos, ainda tem o valor simbólico de mostrar que toda a sociedade está envolvida no esforço pela redução dos acidentes de trânsito para a promoção da paz e da segurança.

E este esforço está presente em todo o mundo. Tanto que, a ONU (Organização Das Nações Unidas) proclamou o período entre 2011 e 2020 como a "Década de Ações de Segurança no Trânsito". No entanto, nenhuma iniciativa terá êxito sem o apoio da população: dos condutores de veículos, dos passageiros e também dos pedestres. Todos têm papel fundamental. E todos devem ter esta consciência. O motorista, que seja cauteloso ao fazer ultrapassagens, que obedeça a velocidade permitida e, muito importante, jamais dirigir alcoolizado. A PRF diz que estes três fatores são os que causam acidentes nas estradas.

Portanto, sendo repetitiva mesmo, que possamos assumir nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Que respeitemos as Leis de Trânsito, que sejamos condutores consciêntes, passageiros vigilantes e pedestres cautelosos. E que continuemos em favor da cidadania e da Paz no trânsito. E permaneçamos acendendo os faróis e dando uma luz para a vida.

sábado, 23 de abril de 2011

FÉ, DETERMINAÇÃO E CORAGEM

Madrugada para o domingo de Páscoa!

Penso que é um bom dia pra começar, mas não quero falar de Semana Santa. E nesta primeira postagem também não quero falar de problemas. Terei tempo e aportunidade para abordá-los, já que não páram de surgir. Então, depois de muitas dúvidas, conclui que quero mesmo é falar de Fé, Determinação e coragem.
De forma rápida e até mesmo superficial, explico porque estas três características norteiam minha vida. Sempre. A fé, algo difícil de explicar, se é que há como fazê-lo, é que me faz levantar a cada manhã acreditando que tudo vai dar certo. Talvez não do jeito que eu imagino, mas tudo, conspirará a nosso favor. Quer percebamos isto hoje ou daqui a algum tempo. A fé me faz acreditar que tudo, tudo "concorre para o bem daqueles que amam a Deus", E acrescento: Também para os que não amam ou que não têm consciência disto.
A determinação, muitas vezes se confunde com teimosia. E temos que nos policiar para distinguir uma da outra e até que ponto isto é benéfico. Nem sempre consigo, pois sou insistente e preciso de muitos "sinais" pra mudar de caminho.
Já a coragem, bem, desta não quero me ver livre nunca. Coragem pra lutar, para contrariar interesses de uns em benefício de outros, pra perseguir objetivos, pra não medir esforços numa causa que considero justa, pra aceitar um desafio após o outro sem, jamais, desistir. E tudo norteado pela ética, firmeza de propósitos e crença de que, um dia, tudo vai ficar bem melhor. Não só pra mim, mas pros meus irmãos próximos e distantes.
Não vou dizer que é fácil agir sempre assim, com fé, determinação e coragem. Mas, onde está escrito que o justo é fácil? Ao contrário. Requer disciplina, concentração, disposição, crença, percepção do foco principal e amor, muito amor. Sem isto, creio, nada somos.
Não entendam estas palavras como apologia a nada. São apenas pensamentos ou um modo de encarar a vida. Mas existem outros tantos: melhores, piores ou semelhantes.
Sobre esta diversidade de pontos de vista, sobre o ser humano, sobre nossas necessidades e nosso papel como agentes de mudança, pretendo falar nesta Blog. E ouvir também. Está aberto a quem quiser botar a boca no mundo.
Seja muito Bem-Vindo(a)!