quarta-feira, 20 de julho de 2011

SIM, TODA FORMA DE AMOR VALE A PENA

Aqui parte da nossa turma do Técnico em Enfermagem do ENA na Praça do Mastro da Bandeira.
 No alto, de camisa meio aberta, nosso amigo NIL.

Festa da Amizade 1978 - ENA - Pernambuco
da esq. p dir: Eliza, Paulo, Elma, Rísia, Jackie, Paulinho e Eu


Eu, Josilma, Evilin, Eliza - Flórida, 2010




Josilma, Eu, Nil, Eliza e Evilin - Flórida, 2010.
Último aniversário de Nil: 47 anos 

Pense num lugar no meio do nada, num desconhecido buraco do nordeste, com cerca de 200 meninos e meninas que viviam a orar, estudar, trabalhar, fazer travessuras e, a melhor, parte: Cultivar amigos para toda vida. Isto foi há mais de 35 anos. Nas fotos acima, o tempo da clausura e logo abaixo os mesmos amigos nos dias de hoje. Isto mesmo! Nosso "Clube" permanece espalhado no mundo mas, periodicamente nos encontramos. E sempre parece que nunca nos separamos. Tenho a honra de fazer parte desta história. De cumplicidade, de prova que o amor de amigo é...divino! Em homenagem a esses irmãos do coração, escrevo um texto bobo e sentimental logo abaixo.

Na semana em que foi comemorado o Dia do Amigo eu esperei passar a data Oficial para postar o que penso e, sobretudo, sinto com relação ao assunto. Claro que no dia entrei no clima, cumprimentei os amigos que consegui e dei graças a Deus por tê-los em minha vida. E fiquei esperando passar a data. Queria dizer a todos que lêem este blog: amigos, conhecidos, curiosos, que família e amigos, prá mim andam juntinhos e muitas vezes até conta-se mais com um amigo de verdade do que com aqueles com os quais possuímos ligações "de sangue". Talvez até pense assim porque tive uma educação, digamos, atípica. E, por esta razão, colecionei amigos prá sempre.

Mal saí da infância fui levada para ser educada nos moldes cristãos em um Colégio interno, aliás "Educandário". Chamava-se ENA - Educandário Nordestino Adventista (do sétimo dia). Ficava numa cidade de nome Belém de Maria, próxima a Catende e Palmares, em Pernambuco. O lugar tinha tudo para ser insuportavelmente monótono, mas não era. E sabe por que? Por causa dos amigos que lá fazíamos e que se transformavam numa família, mas só com a parte boa. Falávamos sobre tudo,  sonhávamos com o mundo perfeito, planejávamos fugas jamais concretizadas e vivíamos arquitetando tolas infrações e malandragens. O máximo que conseguíamos era um banho de piscina fora do horário, uma ida escondida pro morro prá tomar sol com bronzeadores inventados, simular dores prá escapar do Culto ao amanhecer ou, no máximo, tomar uma overdose de Saridon ou xarope. Claro que depois éramos castigados pelo mau comportamento. Horas e mais horas trabalhando na cozinha.

Como vivíamos absolutamente alienados (nunca ouvimos falar que havia Ditadura no país), criávamos maneiras divertidas de subverter a ordem e também decidíamos o que era moda ou não já que nada sabíamos do mundo la fora. Vivíamos, literalmente, trancafiados e telefone, acho que só apareceu um (apenas um aparelho) depois de 1980. Uso emergencial: aviso de doença, morte. Mas, sim, para descumprir as normas, uma maneira deliciosa era conversar com rapazes fora do horário ou até mesmo brincar de pegar nas mãos. Estrategicamente, o prédio das meninas ficava do lado esquerdo a uma boa distância do prédio dos meninos. E monitores nos vigiavam dia e noite. Mas durante a aula, com uma ajuda amiga, dávamos um jeitinho de sentir o toque de alguém do sexo oposto em nossas mãos e cabelos. Com muita sorte e planejamento, poderia até sair um beijinho (sem língua, naturalmente). Era o máximo! E como aguentávamos e até ríamos desta vida insana? Sendo repetitiva, graças aos amigos mais que irmãos.

No quesito moda e vaidade caprichávamos também. Nós, meninas, do "Clube da felicidade e da sorte", dormíamos ( 6 em cada quarto) todas de papelotes nos cabelos para cachear ou de toucas de meias pra alisar. Nossa "maquiagem" (proibida pela Igreja) era feita assim: com lápis de cor, vermelho, pintávamos a boca e depois passávamos manteiga de cacau por cima. E ponto e basta. rss Ah, as saias plissadas eram devidamente encurtadas enrolando no cós. Nem sempre "colava". E como meu grupo de amigas era formado por classe média baixa, costumávamos fazer trocas de roupas temporariamente pra variar o guarda-roupa e irmos mais jeitosas para a Igreja. É, porque, na verdade, a Igreja era nossa vida social. Lá podíamos olhar para os meninos que, obviamente, sentavam em bancos do lado oposto ao nosso. Mas era tão bom ficar alí olhando, olhando...e o pastor pregando e pregando. Na hora do almoço, enfim, podíamos dividir a mesma mesa. Êta meia hora abençoada!

Depois do maravilhoso almoço vegetariano com os moços (passei 8 anos sem comer carne), íamos para o quarto fofocar sobre este e aquele outro e delirar sobre desejáveis namoros. É. Incrível, mas havia casais de namorados que apenas trocavam cartões, olhares ou aqueles toques infantis durante anos rss.
E  como nos apaixonávamos. E o primeiro sinal do interesse era receber um cartão de Feliz Sábado após o pôr do sol da sexta-feira, quando já consideramos o Sábado do Senhor. O nosso clubinho, todas da mesma sala de aula, se possível do mesmo quarto ou vizinhas, era formado por Eliza, Josilma, Goreti, Jacqueline, Elma, Evilin, Rísia e eu. Andávamos em procissão. E só um menino podia nos acompanhar (ele era do externato e o pai fazia gordas doações ao Colégio). Nil nos seguia e participava de todas as nossas conversas e brincadeiras fora do prédio. Mas a melhor parte, a noite mais esperada do ano tinha o sugestivo nome de "Festa da Amizade". Eram eleitas as mais simpáticas, mais bonitas, mais isto e mais aquilo. Mas não era o que nos interessava. O bom mesmo era que podíamos passar cerca de 2 horas. DUAS HORAS! Conversando ao lado e o mais perto possível dos rapazes. Era a Glória! na segunda foto, no alto, você vê um grupo de amigos em uma destas "maravilhosas festas".

Na festa da foto, a primeira da esquerda é minha amiga-irmã, a Eliza. E a primeira da direita sou Eu. Na foto abaixo, somos nós atualmente. Agora eu sou a primeira da esquerda e Eliza a primeira da direita. Entre nós a Loira Josilma e a morena Evilin (lembram que falei nelas?). Mais abaixo, mais uma cena de amor para recordar: O último aniversário do nosso companheiro Nil (aquele da foto antiga que está de camisa aberta). Estamos Josilma, Eu, Nil, Eliza e Evilin. Nil sobrevivia há 11 anos sem os dois rins e morreu 10 dias depois desta foto. De todos que aparecem, apenas eu não moro nos USA. E a maioria dos ex-enenses, de fato, vive nos Estados Unidos (Talvez influência dos missionários do Colégio...).

De todo modo, já fizemos várias Festas da Amizade nesses novos tempos. Não só nos USA, mas na Europa, e em várias cidades do Brasil: São Paulo, Londrina-PR, Fortaleza, Belém e as seguintes serão, provavelmente, em Aracaju e na próxima Semana Santa em Nova Jeruzalém com passagem no local onde um dia existiu um paraíso de amor, chamado ENA. Para você que está lendo, não tenho noção, esta pode parecer uma história muito da besta e sem graça, mas para nós, para mim, tem grande importancia na vida e no meu modo de ser. Me faz crer mais e mais, a cada dia, na força da amizade e que "Toda forma de amor de amor vale a pena". Como vale!


 Anna Ruth
 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Almeida Lima defende "Nova Ordem" Política e João Fontes Surge como ratão-pungueiro


Ex-deputado João Fontes












                     
O deputado Almeida Lima , PMDB, foi um dos convidados do Programa Jornal da Ilha, de Gilmar Carvalho nesta terça-feira, 19. E que edição movimentada! O peemedebista fez sua exposição sobre a necessidade de uma "Nova Ordem" política em Sergipe e no país e voltou a criticar DEM, PSDB e PT. "O PT foi a maior mentira que já se produziu no país ao longo de 20 anos", disse Almeida. E repetiu um discursos que tem feito reiteradas vezes: Que o PT tem o DNA da corrupção. Além de pregar a "Nova ordem" política, de novidade mesmo, o deputado só anunciou que está recolhendo provas e preparando pronunciamento mostrando a corrupção do PT a nível federal, na área de saúde.

Durante os mais de 60 minutos em que participou do programa, Almeida Lima respondeu a ouvintes, a críticas, aos que nada tinham a dizer e alguns elogios. Mas o clima esquentou de verdade, e apresentador vibrou sem disfarce, quando surgiu ao telefone o ex-deputado federal João Fontes, atual PPS (sem militância). Depois de muito tempo longe da mídia, o ex- parlamentar deitou e rolou na carona, ou "punga"( como dizemos no nordeste), no carro de Almeida Lima. Com voz mansa, João Fontes se comportou  exatamente como um rato de rádio, aquele pessoal pago pra tumultuar entrevista ou trazer descrédito ao entrevistado. Fontes voltou no tempo (deve sentir, de fato, saudades do Congresso), criticou Deus e o mundo, sobretudo o "mundo" de Almeida. E sabe que, por várias vezes, tirou o deputado do PMDB do sério?

Não vou reproduzir todos os diálogos porque é exatamente isto que o atualmente "apagado" Fontes quer. Resumindo, disse que parte do PT presta, outra não. Mas não disse quem é de qual parte. Criticou Almeida Lima quando, há 5 anos, como relator de Comissão no Senado defendeu Renan Calheiros em uma das várias acusações que pesam contra ele e Calheiros ficou livre desta. Pra irritar ainda mais o peemedebista lembrou que ele tinha o apelido de "pitbull de Renan". E continuou afirmando que o DNA da corrupção também está no PMDB com o escândalo dos transportes de Eliseu "Quadrilha" (Padilha).

O deputado Almeida Lima fez questão de voltar ao caso de sua defesa de Renan Calheiros e questionou a Fontes: "Prevaricação é crime?". O ex-congressista confirmou. Almeida continuou:"O Sr. está dizendo que o Procurador Geral da República prevaricou?". João Fontes desconversou alegando que "nestes Tribunais todos sabem que a impunidade reina neste país. Só vai preso ladrão de galinha. José Dirceu, Renan e esta turma só não está presa porque estamos no país da impunidade". Almeida acusou João de estar "tergiversando" (palavra amplamente usada no debate) e perguntou: "Você veio ao ar defender o PT ou o DEM de João Alves? Quais os trocados que você recebeu para estar no ar?".

João Fontes continuou de forma mansa e irônica aconselhando Almeida a tomar "maracujina" pois estava muito "afobado". E disse que precisava ir pois iria tomar um vôo. Almeida Lima não escondeu a frustração pois o que seria uma entrevista, virou um debate com o peemedebista falando um tom acima do previsto e que o atrapalhou de discorrer outros temas de interesse público. Mas Almeida prometeu voltar, com as tais denúncias sobre a saúde no Governo federal do PT.

Cá com meus botões, confesso que fiquei intimamente irritada "de com força" como improvisado "debate". Eu queria mais era novidade sobre a política sergipana, nacional. E fiquei também  a me perguntar pra onde ia voando o ex-deputado João Fontes? E estaria ele, mais uma vez, pegando uma "punga"? Só que desta vez de avião e não se sabe de quem...


Por Anna Ruth

sábado, 2 de julho de 2011

CIAO CIAO CIAO CIAO CIAO CIAO CIAO CIAO






Querido amigo,

Ainda estou muito triste com sua partida. E lamento nem ter podido me despedir. Já chorei, briguei, e, agora estou...nem sei. Você não sabe, mas o álbum que fizemos jamais foi visto por outros e permanece guardado. E mesmo esta foto que agora publico, é pouco conhecida. Fica num porta-retrato pra só eu ver. Vai entender...

Desde que soube que você estava doente, temi pelo pior. Mas não imginei que fosse de forma tão rápida. E, desde o momento que soube, pedacinhos de filmes passam na minha cabeça. O primeiro, claro, o do nosso primeiro contato que não houve. Creio que 1988, próximo ao dia das eleições. Haveria um detate na Globo-BH entre você e Eduardo Azerêdo, o outro candidato. Ele foi. Você nem deu notícias. O debate virou entrevista mas você ganhou as eleições.

Já empossado, em 1999, em uma das primeiras coletivas, lá fui eu como repórter da Globo, que trasmitiria ao vivo. Fiz a minha pergunta, nem lembro mais o quê. Além de não responder, vc saiu-se com esta:"Pra perguntar isto, logo se sabe que a senhora não conhece a história de Minas Gerais...". Eu mal conseguia ouvir o resto mas, me contive e voltei a insistir:"Ok, Governador, mas o senhor não respondeu minha pergunta e vou repetir". Ele acabou respondendo do jeito que quis e, ao chegar na redação, fui cumprimentada pela cara de pau e insistencia.

E o tempo e Governo foram passando. Volta e meia lá estava eu. Passados alguns meses, Itamar foi-se acostumando à minha presença e, vez por outra, perguntava sobre minhas origens, elogiava Sergipe e, assim, aos poucos fomos nos aproximando. Algum tempo depois, veio a amizade, de acordo com o ritmo e humor do Governador mineiro. Pulemos agora pra 2002, quando já tínhamos o que falar que não fosse política mineira. Na verdade, era mais pra amenidade mesmo.

E numa tarde qualquer, ele chamou o fotógrafo e cismou de fazermos umas fotos. Ok. Pedi apenas que fotos e negativos ficassem posteriormente comigo. E assim ficou combinado. E cumprido. No dia seguinte recebi o "ensaio" e os negativos pouco antes de entrar para assistir um concerto com ele, no Palácio das Artes. Confesso que, cansada, dormi durante a apresentação e só acordei no susto, já no final.

Na saída ele deu entrevista (eu observando de longe) e pouco depois me deixou em casa, acompanhado por Hargreaves.
E fizemos este percurso, como todos, falando e rindo sem parar. Desde que ficamos amigos ele insistia que o chamasse pelo nome. Nunca me senti à vontade. Passei a chamá-lo de professor e ele achava graça.
Teria outras histórias, sempre de um homem extremamente inteligente, doce, espirituoso e amigo. Mas por hoje, basta.
Receba meu carinho e admiração, querido professor.


Anna Ruth Rodrigues Di Giorgio









  • Se connecte
  • Ainda estou muito triste com sua partida. E lamento nem ter podido me despedir. Já chorei, briguei, e, agora estou...nem sei. Você não sabe, mas o álbum que fizemos jamais foi visto por outros e permanece guardado. E mesmo esta foto que agora publico, é pouco conhecida. Fica num porta-retrato pra só eu ver. Vai entender... Desde que soube que você estava doe

quinta-feira, 23 de junho de 2011

EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E MAIS EDUCAÇÃO


Meu Projeto para Aracaju está sendo delineado aos poucos. Muitas metas já estão no papel. Outras, em mente e ainda aguardo a colaboração com idéias daqueles que se somarem a mim neste Projeto.

Como uma candidata ainda sem Partido e claramente sem dinheiro algum, estou apresentando minhas propostas, por enquanto, apenas no Twitter. Partirei em seguida para um Blog ou Site específico para a campanha e todas as Redes Sociais disponíveis. E também sairei às ruas com este propósito, pois política já faço diariamente por todos os lugares por onde passo ou pra onde vou.

O primeiro assunto que abordei como meta foi a indrodução nas Escolas da Rede Municipal de aulas de Civilidade (ou bons modos) e tb de Cidadania. Pois o que vemos hoje no comportamento de crianças, adolescentes, adultos, é lamentável. As primeiras lições, "como nos velhos tempos", deveriam ter sido recebidas em casa. Mas não são. E o que se vê são pais, professores, colegas, comunidades apavoradas com a falta de civilidade, de educação dos nossos meninos e meninas.
Jovens e adultos que parecem sem a menor noção do respeito ao outro, muito menos do seu papel enquanto cidadãos. Então, que aprendam nas escolas!

A seguir, um vídeo que recebi do meu novo amigo @Augustodriver, que tem muito a ver com o que acabei de falar. Veja. Reveja. Tocante.



http://youtu.be/Hzgzim5m7oU

terça-feira, 14 de junho de 2011

HOMEM VAI PAGAR INDENIZAÇÃO POR CRITICAR SEIOS DE EX-FUNCIONÁRIA


Por  Ruth Rodrigues Di Giorgio


Em que mundo vivemos, já não tenho a menor idéia. Durante séculos deveríamos ser mais pra “cheinhas”. Centenas de anos depois, a moda passou a ser a mulher “violão”: corpo fofinho, cintura fina, seios grandes, quadris largos e pernas bem torneadas. As roupas (ou ausência delas) reforçavam as formas voluptosas da mulher . Hoje tudo mudou: a mulher tem é que ser magra. Voltemos, pois, do princípio que é de onde devemos começar.

Nos séculos XV e XVI, por exemplo, se viveu o apogeu das mulheres “bem constituídas”. A mulher deveria ser roliça (gorda mesmo), ancas largas e seios fartos. Este padrão foi bem representado pelos pintores italianos Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo e Rafael. As mulheres daquela época também se maquiavam e, na roupa, usavam truques para favorecer seus dotes. Assim, para destacar os seios (mais uma vez, os seios) se espremiam, se sufocavam, em espartilhos apertadíssimos.

Dando um salto para o século XX, tivemos o padrão “gostosa”, de uns cinquenta anos atrás. Padrão bem representados por atrizes como Sophia Loren, Claudia Cardinale.
Já pelo fim do mesmo século o “ideal de beleza” passou a ser as magras, magérrimas, sem bumbum e com pouco peito. Lá se foram as donas de seios fartos atrás de cirurgião plástico pra reduzi-los. A desculpa é que pesavam tanto que causavam dores nas costas, problemas na coluna. Se elas tivessem esperado pra ver...

E o que se vê agora é que o bom é sermos magras (ou magérrimas, esquálidas). No entanto o corpo deve ser bem malhado e bumbum empinado. Já as bocas e seios, o usual, pra quem pode, é aumentar e aumentar. Elas transformam o que é possível nas mãos de especialistas que até parcelam as cirurgias. Classe média pode? –Pode. Passou a ser importante, importantíssimo inflar, inflar e inflar. E assim caminha a humanidade num “tal de tira, bota e deixa ficar”.

Mas, que me perdôe o caro (a) leitor (a) por ter me prolongado neste preâmbulo. Acabei me empolgando. A nossa historinha de hoje, de renascentista, só tem a fartura dos seios retratada em tantas obras. O que tenho pra comentar é o caso de uma ex-agente imobiliária de nome Julie-Ann, de 27 anos que, repetidas vezes foi importunada por seu chefe por ter,( Acredite!) seios grandes. A moça, disse que chegou a ser mesmo humilhada pelo tal chefe de nome Gerard Probert. Segundo Julie, o abusado chefe chegou a sugerir que ela trocasse de roupa ou mudasse o tamanho dos seios.
Julie contou ainda que o chefe também abusou de sua autoridade, aliás, não cumpriu suas obrigações legais e deixou de pagar seus salários antes do Natal passado. Teria sugerido que o namorado da moça avantajada pagasse suas contas e mandou a moça pra casa. Desempregada. A ex-agente imobiliária disse que teve uma crise de auto-estima e caiu em depressão. Mas não deixou a humilhação à toa. Decidiu ir à luta.

A briga foi parar num Tribunal Britânico, no sul da Inglaterra, que deferiu em favor de Julie-Ann. Seu ex-patrâo vai ser obrigado a pagar uma indenização de 30 mil libras por discriminação sexual, demissão injusta e salários não pagos. O que Julie vai receber é o equivalente a R$ 94 mil. Dinheiro suficiente pra ela mudar, se quiser, o que lhe der na telha.




segunda-feira, 6 de junho de 2011

SEMANA AMBIENTAL: "SEU PLANETA PRECISA DE VOCÊ. UNIDOS CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS".



No último dia cinco foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e esta é a Semana Ambiental. A criação de um dia especialmente dedicado ao meio ambiente foi uma iniciativa da Assembléia Geral das Nacões Unidas (ONU), em 1972. De lá pra cá a data é um marco. Serve para chamar atenção dos povos e países para conscientização e a preservação ambiental.
É necessário que comunidades e indivíduos mudem de atitude com relação ao uso dos recursos e questões ambientais para garantir a todos um futuro mais seguro e próspero. Que as nações atuem de maneira harmoniosa e maneje adequadamente suas florestas e seus outros recursos.
E você, o que tem feito pelo meio ambiente?

"LUTEI POR UM TEXTO QUE RESPEITASSE A NOSSA BIODIVERSIDADE". Márcio Macêdo.

O Projeto do Novo Código Florestal, do deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP) foi votado em meio a polêmica e o Plenário da Câmara Federal foi separado em dois grupos: De um lado, os chamados, "ruralistas", que uniram à maioria de base e de oposição ao Governo. Do outro lado, estavam os "ambientalistas", voto vencido, que terão que criar estratégias para mudança do texto no Senado Federal. De Sergipe, votaram a favor do Projeto os deputados:Mendonça Prado (DEM), Almeida Lima (PMDB), André Moura (PSC), Valadares Filho (PSB), Laércio Oliveira (PRS) e Heleno Silva (PRB). Disseram Não ao Projeto apenas os deputados Rogério Carvalho e Márcio Macêdo, ambos do PT.
Convidamos dois deputados para apresentarem aqui as razões do sim e do não: Almeida Lima e Márcio Macêdo. O deputado do PMDB, disse que não tinha nada mais a acrescentar sobre o assunto. Já o deputado Márcio Macêdo aceitou o convite. Paralelamente, fizemos uma enquete aqui no nosso blog sobre o Código Florestal com três possibilidades de resposta: Não acompanharam o assunto, Votariam a favor ou Votariam contra a iniciativa. A maioria, 83%, disse que votaria contra o Projeto. 
E voltando a quem, de fato, votou, publicaremos, na íntegra o depoimento de Márcio Macêdo e os motivos que o levaram a votar contra o Projeto.



"A mais nova versão do Código Florestal Brasileiro aprovado no mês passado pela Câmara Federal não representa as ideias e os conceitos do século XXI. É uma lei que já nasce mais atrasada do que os dois textos anteriores, construídos em 1934 e em 1965. Os ruralistas dos tempos atuais são mais conservadores do que a aristocracia rural que dominava a política nas primeiras décadas do século passado e que produziram a primeira versão do Código Florestal e mais conservadores do que a segunda versão, que foi feita no período da ditadura militar.
O substitutivo do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B/SP) é prejudicial ao meio ambiente. E a emenda 164, que também foi aprovada por maioria do parlamento, é ainda pior. Ela possibilita, por exemplo, a consolidação da chamada área rural consolidada, o que vai permitir a manutenção de atividades agrícolas em áreas de preservação permanente – APP’s –, que são fundamentais para a proteção das águas e da biodiversidade brasileira.
Outro ponto que representa retrocesso para o país é possibilidade dos Estados legislarem sobre as nossas florestas. Ou seja, a autorização ou não da destruição de áreas de reserva legal e a ocupação de APP’s ficarão sensíveis a pressão das oligarquias locais e do poder econômico.
A emenda ainda abre caminho para a anistia dos desmatadores. Os números do Ibama revelam que até 22 de julho de 2008 há 13 mil multas por desmatamento ilegal, que somam R$ 2,4 bilhões.
Há mais problemas no texto do Código Florestal, sobre os quais venho alertando desde o início desta legislatura em fevereiro: a possibilidade de ocupação das APP’s (presente no parágrafo 3º do artigo 4 do substitutivo); a regularização de áreas rurais consolidadas (parágrafo 5º do artigo 33); a abertura para regularização de desmatamentos futuros (inciso IV do parágrafo 5º do artigo 38); a isenção de áreas de reserva legal em propriedades com até quatro módulos fiscais (parágrafo 7º do artigo 13) e a legalização a conversão do solo para agricultura ou pecuária em APP’s no Pantanal (como consta no artigo 11).
E os problemas do Código Florestal não param por aí. Não há previsão de proteção de manguezais e veredas, além de não estabelecer garantias para o pagamento por serviços ambientais para a agricultura familiar, como tenho defendido, sendo esta uma forma de estimular a preservação. Tenho, desse modo, uma posição muito crítica em relação ao novo texto, e por isso votei contra o código e contra a emenda 164, por dever cívico, por respeito a minha militância na área e em consideração aos meus conterrâneos sergipanos e aos meus irmãos brasileiros, não só das atuais gerações, como, principalmente, das futuras. Estou com minha consciência tranqüila, porque lutei por um texto justo, que respeitasse a nossa biodiversidade e estivesse em consonância com o conceito de desenvolvimento sustentável".



sábado, 28 de maio de 2011

QUEM QUER VIVER ATÉ OS 120 ANOS?



Por Anna Ruth Rodrigues

 
Chamou minha atenção, esta semana, uma publicação que questionava se estaríamos preparados para viver tanto. Entre histórias de velhinhos/as que aos cento e poucos anos ainda estão lúcidos/as e, relativamente bem, o que mais li foram as dicas de um renomado geriatra para que sejamos centenários também, ou perto disso, com mais qualidade de vida.

Primeiro, diz a autoridade no assunto, precisamos nos preparar para envelhecer bem: Gostar de nós mesmos, adotar um estilo de vida melhor com sono reparador, ter alimentação adequada, se manter no peso desejável para a idade, ter uma atividade física e fazer revisões regulares de saúde com um especialista. Ufa! Não é mole não...

O tal geriatra adianta ainda que, mesmo com todos esses cuidados, após os 60 anos teremos que conviver com 3 ou mais doenças. Isto mesmo! Não sei como chegaram a este número mas estava escrito: Três doenças, no mínimo. A boa notícia (se é que assim se pode considerar ) é que, em geral, as 3 doenças podem ser controladas.

E sabe a partir de quando devemos procurar um geriatra? Sem extremos, a partir dos 35 anos de idade. Nesta estou atrasada, já passei da hora e nunca botei os pés no consultório de um especialista desses. Já não chegam as tais revisões periódicas que devemos/temos que fazer todo ano? O tal check-up? –Não, não são suficientes! Ao perseguirmos a longevidade temos que mudar nossa postura.

Aliás, segundo dados do IBGE (que qualquer um pode comprovar só de dar uma olhada nas ruas), o brasileiro está vivendo mais (nem sempre passando bem, porém por mais tempo): 73,2% anos em média. Na década de 60 a média era de 54,6 anos. E por falar em IBGE, agora já fico com os dois pés atrás a respeito dessas pesquisas que, entre outras coisas, empurram os idosos para trabalhar mais até a aposentadoria. Se amanhã, nossa expectativa de vida subir pra 90 anos, provavelmente seremos obrigados a pegar no batente até os 85 anos. Melhor virar esta página...

Voltando às questões científicas, os renomados pesquisadores dizem que o componente genético é responsável por 25% da longevidade. Os outros 75% ficam com o estilo de vida e componentes ambientais. Devem ter lá suas razões. Sobre os citados componentes genéticos (ai que medo!), tenho exemplos em minha família mesmo: meu avô viveu até os 98 anos, relativamente bem disposto e independente. Só embarcou quando foi derrubado por uma pneumonia seguida de outras complicações. Tenho também uma tia, irmã do meu pai, que já está com 98 anos e meio. Anda sem pressa (e pra quê?)e se alimenta muito bem.Esta deve chegar aos cem. E lúcida, viu?

Mas os recordistas da longevidade, segundo “profundas” pesquisas minhas (na Internet, confesso), são os japoneses, em especial as mulheres. Lá no Japão, a expectativa de vida chega aos 80 anos. O livro dos recordes diz que a pessoa mais velha do mundo é a japonesa Yone Minagawa, de 114 anos. A segunda no ranking até este mês, era a senhora Tsuneyo Toyonaga, 113 anos. Mas morreu de velhice. Seja lá o que isso signifique. Nunca entendi a ‘morte de velhice. Outra japonesa também está entre as “mais, mais”. É uma velhinha chamada Tomoji Tanabe, com 112 anos e cinco meses.

No entanto, embora não queira confundir sua cabeça (como a minha ficou), fora do livro dos recordes, mas na Net, encontrei uma super-campeã de longevidade. Seria Dona Cruz Hernández Ribas, de El Salvador, que teria celebrado também agora em abril, seus 128 anos. Cento e vinte e oito anos!
Na festa, 200 pessoas. Entre elas seus cinco filhos ainda vivos (eram 13), 60 netos, 80 bisnetos e 25 tataranetos. E sabe o que a velhinha ficou fazendo? - Passou o tempo todo cochilando!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

LOUCA POR PESQUISAS INÚTEIS





PESQUISAS E MAIS PESQUISAS. QUEM ACREDITA NELAS ?
Por Anna Ruth Rodrigues


 

Devo confessar. Não resisto a uma pesquisa. Leio todas que encontro: Eleitorais, de saúde (melhor dizendo, de cura pra doenças que nunca nem ouvi falar), de comportamento, enfim, de qualquer assunto. Quanto mais curiosa, melhor. Se acredito nelas, aí é outra história. Sinceramente, creio que a maioria, no máximo, pode apontar uma tendência. Mas tudo bem, ainda que desconfiada, leio e até guardo. E resolvi que hoje dividiria com você alguns estudos e pesquisas relacionados à mulher, casamento e separação.


Pra começar, você sabia que “relevantes” estudos de “especialistas” concluiram que o primeiro beijo pode determinar o futuro da relação? Que os casais dos EUA preferem quartos separados? Que olhar nos olhos torna as pessoas mais atraentes? Que a mulher moderna é menos feliz do que o homem ? Que a primeira segunda-feira do ano é dia de divórcio na Inglaterra? Que casamento é fonte de riqueza para 25% das milionárias e que britânicas casadas preferem fazer compras do que fazer sexo? Não sabia de nada disso? Incrível, mas tudo foi devidamente pesquisado, estudado e publicado. A lista dos importantess assuntos continua e os resultados por vezes causam até confusão.


Estudiosos de uma universidade britânica (ah, os britânicos!) se deram ao trabalho de ouvir 9 mil pessoas para concluir que “casamentos turbulentos fazem mal para o coração”.- Só para o coração? Me pergunto. Sem resposta. Por outro lado, olha que precisão: Os citados relacionamentos “aumentam em 34% o risco de problemas cardíacos”. Outros especialistas, no entanto, agora do Departamento Nacional de Estatísticas do Governo Britânico, concluiram que, de um modo geral, o casamento faz bem à saúde.


Segundo o estudo do Governo, “homens solteiros de 35 anos têm risco de morte 50% maior que os casados da mesma idade e as mulheres casadas têm menor probabilidade de desenvolver doenças crônicas do que as solteiras”. Afinal, casar ou não? E se casar, qual a chave para um casamento feliz? Agora são professores-pesquisadores americanos que respondem: “Sofrimento”. Numa mistura de psicologia e Budismo, os atentos especialistas ensinam que para alcançar um casamento bem sucedido é preciso que as pessoas se afastem da busca pela perfeição e que aceitem a existência de maus momentos e cheguem a um estado de “aceitação atenta”. Tente você. Tentemos todos.


Pensa que acabou? Não, Tem mais! (e olha que eu fiz uma seleção). A mais recente pesquisa ,divulgada esta semana pelos incansáveis estudiosos do Reino Unido constata: “Homens querem esposas que saibam cozinhar”. Há, há,há!!! Que descoberta “brilhante”! Segundo o tal levantamento, eles também querem esposas que têm habilidade para gerenciar as finanças da casa e que tenham sucesso profissional. . Ah, muito relevante: A maior parte dos pesquisados disse que ser bagunçada é a pior característica de uma mulher.


Se você aguentou até aqui é porque deve ser, como eu, um doido ou uma doida por perquisas. Acredito então que vai suportar mais uma. Esta é de especialistas noruegueses e nos inclue. Sim, nós, mulheres brasileiras. O citado estudo alega que “ a mulher faz 78% do trabalho doméstico no Brasil”. Há, há, há!!! Você acredita nesta? Só se as mulheres ouvidas têm diaristas porque, do contrário, elas vão fazer o serviço de casa praticamente todo. É por essas e por outras pesquisas que sempre fico cabreira com esses estudos. Mas vou continuar lendo. Uma grande parte me garante boas gargalhadas.


sábado, 14 de maio de 2011




SANTIAGO DO CHILE – CAPITAL SUL-AMERICANA DA
QUALIDADE DE VIDA


Santiago do Chile é uma capital com quase sete milhões de habitantes que descansa no vale chileno vigiada pela Cordilheira dos Andes.
Santiago ostenta o título de terceira cidade da América do Sul com a melhor qualidade de vida. Não é a toa que o brasileiro passou a frequentá-la com mais assiduidade. Seus pontos turísticos não são tantos: praças e museus, Parque Metropolitano, uma das casas do Pablo Neruda, bons restaurantes e vinhos, Cerro de San Cristóbal; no entanto, o mais importante de Santiago não se vê, se sente, a exemplo da hospitalidade do povo, da limpeza da cidade e sobretudo, do trânsito.
Trânsito que diferença para o nosso! Lá tem mobilidade.
São quase 100 km de metrô que somente ele, transporta cerca de um milhão de passageiros por dia o que corresponde a 15% da população. O índice de satisfação é muito bom.
Pasmem: não tem pardais! Os motoristas respeitam os pedestres; não se vê um acidente de trânsito, um carro amassado, um engarrafamento sequer.
Parece que os automóveis não têm buzina e que são todos elétricos (poluição baixíssima). Por falar nisso, gasolina em torno de R$ 2,20 (dois reais e vinte centavos), um pouco cara se se compara com a gasolina da Venezuela.
Os ônibus são novos, confortáveis e têm pistas exclusivas, respeitadas por todos.
Os agentes de trânsito estão em toda a parte orientando o tráfego e auxiliando os pedestres sem precisar usar os apitos.
Falando-se de limpeza, as largas avenidas têm passeios impecáveis que se transformam em verdadeiras passarelas para o desfile de lindas botas sustentando e ostentadas por elegantes chilenas não tão formosas como as brasileiras.
Tais passeios públicos são varridos e lavados frequentemente e dão a impressão que os dedicados operários adicionam uma espécie de shampoo, pois, não se percebe cheiro de esgoto ou titica de cachorro (e como tem cachorro nas ruas!).
As ruas e avenidas foram construídas da perspectiva do viandante e não do automotivo; dizem que por isso poucas são as motos circulando.
O segredo da melhor qualidade de vida, sem medo de cometer equívoco, é a educação do povo. Um dos últimos países que conseguiu livrar-se da ditadura (1991 salvo engano) volta-se para o turismo, privatizando seu aeroporto, o mais eficaz da América do Sul, cuidando com seriedade e respeito da mobilidade urbana e valorizando muito seus poucos pontos turísticos.
Os turistas brasileiros têm razão.



Natanael Fernandes de Souza - engenheiro
                  (COLABORADOR)

domingo, 8 de maio de 2011

AMOR DA MINHA VIDA



       EXAGERADO, COMO AMOR DE MÃE
                                                                          (cazuza)

Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram tracados
Na maternidade

Paixão cruel desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar

Que por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Que por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

sexta-feira, 6 de maio de 2011

QUAL É O SEU PECADO CAPITAL?


OS SETE PECADOS CAPITAIS


Tomás de Aquino lista os vícios, os pecados capitais assim: vaidade, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e acídia. Como podem perceber, são sete. São os primitivos; deles derivam uma família de exageros. Exagero, lembrando, é sinônimo de pecado. Observem que Tomás cita a vaidade e a acídia como pecados, enquanto a Igreja universaliza a soberba e a preguiça em lugar deles. Tomás julgava a soberba como um pecado acima de todos os outros, por isso é que citou um pecado “menor”, mas, certamente a acídia é mais perversa do que a preguiça.
Ira, gula, inveja, preguiça, avareza, luxúria e soberba, portanto, são os sete pecados capitais vigentes.
Como então o Maçom pode contrapor esses pecados? É simples: levantando templos à Virtude e cavando masmorras ao Vício. A Maçonaria tem seus princípios os quais não podemos perdê-los de vista sob pena de errarmos o alvo, de pecarmos.

IRA

A raiva, a cólera, a fúria, a sanha emprestam seu significado, também, para este pecado mesmo com um tom mais forte ou mais fraco do que a ira. A ira é aquele sentimento que temos quando algo dar errado, quando há um desvio dos nossos objetivos, quando não acontece o que planejamos. Por trás da atitude de ira está o medo de errar, o medo de perder prestígio e tal atitude é compensada com o ataque pessoal, com a interpretação do “eu quero destruir”. Sendo a ira resultado do perfeccionismo, da meticulosidade, o antídoto para a ira sem dúvida é a calma, a prudência no planejamento da ação. O maçom deve ser prudente para evitar a discórdia, a divisão, o cisma no seu meio, na sua comunidade ou entre seus Irmãos.

GULA

Quando se fala em gula somos induzidos a pensar em uma mesa farta de comidas e bebidas e todos se saciando mais do que deve ou pode e cada um pensando: “eu quero mais”, “vai acabar”, “que delícia”. A essa falta de mastigação é que se chama de engolir o alimento. Essa voracidade também é intelectual: “eu preciso aprender tudo”. A gula é simbolizada pelo hedonismo, materialismo, prazer. Uma das virtudes cardeais da Maçonaria é a temperança e é ela que deve ser exercitada para mitigar a gula.

INVEJA

A inveja é a insatisfação pelo sucesso do outro, é a ignorância das próprias possibilidades, é se sentir sempre injustiçado. A inveja é o estopim da violência e do desrespeito. O maçom é um investigador da verdade, logo, precisa se conhecer; conhecer suas próprias potencialidades e, por conseguinte, seus limites; o maçom precisa ter autoconfiança, ser pacífico e ter entusiasmo; ele deve ter a consciência que é um agente da justiça.

PREGUIÇA

O preguiçoso cultua o medo, inclusive o de pensar, sentir e agir. A preguiça é representada pelo ócio, pela lassidão, pela moleza, pelo cansaço, pela acídia, pela desídia, pela incúria, pela omissão etc.. É necessário lembrarmos da última das quatro virtudes cardeais da Maçonaria, a fortaleza; é dela que o maçom precisa fazer uso durante a sua vida de desbaste da pedra bruta e combate à preguiça.

AVAREZA

Na nossa sociedade (inclusive a maçônica) é comum flagrar-se os cultos ao dinheiro e ao poder; vivemos tempos de escassez, de miséria, de fome e se meu semelhante está em desgraça hoje, por que não estarei eu amanhã? Se somente o poder traz felicidade por que não buscá-lo? Essa atitude avara, defensiva, até mesma egoísta, não pode ter abrigo em um verdadeiro maçom. O verdadeiro maçom precisa cultuar a caridade, o despojamento, a humanidade, a filantropia, a beneficência. É na prática da beneficência que o maçom se encontra poderoso, vitorioso no duelo com a avareza.

LUXÚRIA

Em verdade, a luxúria é o pecado do prazer não obstante ela seja o símbolo da impureza, da sensualidade, da carne. Não é mais possível mudar este conceito. A Maçonaria não rechaça a luxúria com a veemência apropriada, mas, não a crucifiquemos; a exaltação que ela faz da família é um fato; a consideração da família como um dos pilares de sustentação da Ordem é uma realidade. Vamos todos viver na esperança de formarmos uma família de bons costumes, de tolerância, de moral e ética.

SOBERBA
A soberba é o pecado-mor. Aquele que o incorpora fere seu semelhante desprezando-o; sente-se melhor que todos; tem uma imagem ampliada de si mesmo que não corresponde à realidade. A soberba é recheada de orgulho e vaidade e age em nome do progresso e da razão. O homem soberbo não conhece a humildade , o respeito pelo próximo ou qualquer outra virtude. O homem soberbo não sabe o que é o amor justamente o oposto do maçom que tem e trabalha pelo bem-estar da humanidade.

É claro que este pequeno trabalho não é um produto acabado, perfeito, definitivo, mas, tem o sentido instigador, o sentido de alerta a todos os Irmãos para que produzamos novos trabalhos e que tenhamos novas posturas de vida.


Por Natanael Fernandes
Engenheiro 

terça-feira, 3 de maio de 2011

A VOLTA DA CENSURA A VOLTA DA CENSURA A VOLTA DA CENSURA

MINAS, TEU NOME DEIXOU DE SER LIBERDADE

Por Rogério Correia

“...A liberdade de expressão e informação compreende a faculdade de expressar livremente idéias, pensamentos e opiniões, bem como o direito de comunicar e receber informações verdadeiras sobre fatos, sem impedimentos nem discriminações...”
Constituição Federal – 1988

Desde 2003, quando Aécio Neves assumiu o governo de Minas de Gerais, a liberdade de expressão e informação aqui tem sofrido restrições evidentes. O estado cuja simbologia é, ao longo da história republicana brasileira, a Inconfidência Mineira e seus mártires, com destaque para Tiradentes, vive condição surreal.
Somos uma unidade da Federação, portanto submetida à Constituição Federal, mas que experimenta uma espécie de “estado de exceção”.
Imprensa, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Justiça estadual, o ambiente acadêmico etc., sofrem um constrangimento aberto: limitação de liberação de recursos como forma de produzir “consenso”, à base da coerção econômica, em torno do projeto pessoal de poder de Aécio Neves.
Vídeos que podem ser acessados no site www.minassemcesura.com.br, fatos noticiados na globosfera, nos veículos de comunicação sindicais e, por razões de mercado, em jornais de circulação mais ampla, fora de Minas, mostram que se estabeleceu uma “guerra” política em torno da necessária liberdade de expressão e informação nas Gerais. Óbvio, que sempre houve resistência a isso. Mas, prevaleceu, nesses últimos oito anos esse padrão de constrangimentos à imprensa e a outras esferas.
Jornalistas foram demitidos, outros “removidos”, matérias vetadas ou retalhadas, títulos censurados, fotos manipuladas, Assembleia Legislativa amordaçada, e outras instituições vivendo paradoxos, como é o caso do TCE com relatórios técnicos criticando as contas dos governos e sua aprovação por conselheiros, por pura obediência às ordens do governador tucano.
Em todos os estados do país existem pressões governamentais sobre a imprensa. Mas, as mesmas tem contrapontos, diversidade de opiniões e debate, em variados meios de comunicação.
Em Minas, infelizmente isso é desiquilibrado. A novidade é que em 2011, os acúmulos das resistências feitas no passado, se somam às novas condições do presente. Temos um bloco parlamentar de oposição mais coeso. A direita (tucanos e demos) em crise. Um movimento social apresentando revigoramento. E, principalmente, o fenômeno da blogosfera e das redes sociais. Isso está rompendo o cerco da “censura econômica”. Mas a luta está apenas começando.

domingo, 1 de maio de 2011


MORRE OSAMA BIN LADEN NO PAQUISTÃO E AMERICANOS FAZEM FESTA.


QUASE 10 ANOS DEPOIS DO ATAQUE TERRORISTA DE 11 DE SETEMBRO, ÀS TORRES GÊMEAS, EM NOVA YORK, ORDENADO POR BIN LADEN, O ÁRABE FOI MORTO POR UM PEQUENO GRUPO DE MILITARES NESTE PRIMEIRO DE MAIO. ELE ESTAVA NUMA MANÇÃO, NOS ARREDORES DE ISLAMABAD, NO PAQUISTÃO. OSAMA MORREU AOS 53 ANOS DE IIDADE.

MESMO ANTES DO ANÚNCIO OFICIAL, CENTENAS DE PESSOAS SE DIRIGIRAM À FRENTE DA CASA BRANCA. EUFÓRICOS, CANTAVAM O HINO NACIONAL AMERICANO E FESTEJAVAM.
POUCO DEPOIS DA MEIA-NOITE, HORÁRIO DO BRASIL, O PRESIDENTE AMERICANO, BARACK OBAMA, FEZ UM RÁPIDO PRONUNCIMENTO NO QUAL DESTACOU QUE A GUERRA CONTRA O TERRORISMO NÃO ACABOU, MAS A MORTE DE OSAMA FOI UMA IMPOTANTE VITÓRIA. E DEIXOU CLARO QUE ISTO NÃO REPRESENTA UMA GUERRA CONTRA O ISLÃ. CONCLUIU DIZENDO QUE A JUSTIÇA FOI FEITA.

OSAMA TERIA DITO ANOS ATRÁS: "NUNCA TIVE MEDO DA MORTE. COMO MUÇULMANOS, ACREDITAMOS QUE QUANDO MORREMOS, VAMOS PARA O CÉU. ANTES DA BATALHA, DEUS NOS ENVIA TRANQUILIDE". É, PARECE QUE O CONHECIMENTO DELE SOBRE A DOUTRINA MULÇUMANA ERA EQUIVOCADO, POIS, SEGURAMENTE, O CÉU NÃO FOI O SEU DESTINO. ADEUS, OSAMA!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aécio Neves monta Ministério para 2014 ajude



Um carro de R$ 300 mil DEPOIS da eleição ?


Pensando em contribuir com Aécio Never – Bafometrogate algumas sugestões para composição do seu Governo em 2014 os Ministros (as) são:

Andrea Neves - Primeira Irmã - Primeira Dama nunca terá. A senhora que controla tudo, até os surtos do irmão. Dona da Rádio Arco Iris.

Roger Agnelli - (Chutado da Vale do Rio Doce) estava no carro de trás quase caiu na Blitz tb. Ministério da Fazenda

Dado Dolabella - (Também bate nas namoradas) Ministério da Cultura,

Adriano Imperador - (Também dirige chapado e não quis soprar o bafômetro) no Ministério dos Esportes,

Tom Cavalcante - (Bobo da corte amigo do Aécio Never) - Secretaria Geral da Presidência (Obras primas do novo Ministro que escreverá os discursos e personagens do Aécio Never 2008 - 2010 acabou, agora só em 2012 e 2014 trabalha de 2 em 2 anos.

Jair Bolsonaro (Apoiou o Serra em 2010) Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos e Defesa; vai ter pena de morte.

Gilmar Dantas (Engavetador Geral do STF) Ministro da Defesa e Justiça e do Banco do Brasil para ajudar mais um pouco o Daniel Dantas

Luciano Huck (Coordenador do meu lar doce lar, substituindo o Minha Casa, Minha Vida) Ministro de Planejamento e "Jestão" com a Globo e o PIG.
Melô do Aécio Never.

O SOFRIMENTO DELAS


#DELLAS, MOVIMENTO DE APOIO À JUSTIÇA SOCIAL:
“VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER CRESCE EM SERGIPE
EM 110 DIAS, 884 CASOS. MAS A MAIORIA DAS VÍTIMAS AINDA CALA”.


CONHEÇA A HISTÓRIA DE UMA, ENTRE TANTAS MULHRES AGREDIDAS E AMEAÇADAS DE MORTE POR MARIDOS OU EX. VOU CHAMÁ-LA APENAS DE A.M. ELA TEM 36 ANOS, 5 FILHOS, VITIMA DE DEZENAS DE AGRESSÕES E ESPEROU 1 ANO E MEIO PARA DENUNCIAR O EX-COMPANHEIRO.




ENCONTREI A.M. AOS PRANTOS, NA SALA DA DELEGADA DA MULHER SUIRÁ PAIM, EM ARACAJU. NAS MÃOS, MOSTRAVA A MEDIDA PROTETIVA ASSINADA POR UM JUIZ, IMPEDINDO A APROXIMAÇÃO DO EX-COMPANHEIRO. A DECISÃO DE MANTER-SE A MAIS DE 100 METROS DE DISTÂNCIA DA EX-MULHER E FAMÍLIA, JAMAIS FOI RESPEITADA. E NA MADRUGADA ANTERIOR ELE HAVIA ENTRADO NA CASA PELO TELHADO. ACORDOU A FAMÍLIA DESTRUIDO TUDO EM UM QUARTO E MAIS OUTROS OBJETOS PELA CASA. E AINDA LEVOU TUDO QUE HAVIA NA GELADEIRA, NO ARMÁRIO (SOBROU APENAS 1KG DE FEIJÃO, 1 KG DE ACÚCAR E UMA CAIXA DE MAIZENA), ROUBOU R$ 324,00 DA BOLSA DE A.M., DESTRUIU O CELULAR DELA E, NA SAÍDA PROMETEU, MAIS UMA VEZ, MATÁ-LA COM FACADAS.

AO OUVIR A OCORRÊNCIA, A DELEGADA LEMBROU-SE IMEDIATAMENTE DO CASO JÁ DENUNCIADO ANTES E ATÉ DO APELIDO DO AGRESSOR: “GALEGO”. DRA. SUIRÁ PEDIU QUE A VÍTIMA FOTOGRAFASSE TODO CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO, PORTAS QUEBRADAS DE ENTRADAS FORÇADAS ANTERIORES E DO QUE MAIS HOUVESSE SIDO QUEBRADO NA CASA. E PEDIU QUE A.M. VOLTASSE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL COM AS FOTOS, TROUXESSE O FILHO COMO TESTEMUNHA, PARA QUE FOSSE PEDIDA A PRISÃO PREVENTIVA DO “GALEGO”.

A VÍTIMA EXPLICOU QUE NÃO TINHA COMO FAZER AS FOTOS. ENTÃO PERGUNTEI À DELEGADA SE PODERIA AJUDAR E IR À CASA DA VÍTIMA FOTOGRAFAR O CENÁRIO.
A DRA SUIRÁ CONCORDOU E MARQUEI PARA IR FAZER AS FOTOS E ENTREVISTÁ-LA NA MANHÃ SEGUINTE. ASSIM QUE A.M. SE FOI, ENTROU MAIS UMA MULHER PARA DENUNCIAR AMEAÇA DE MORTE DO EX-MARIDO. TAMBÉM JÁ HAVIA SIDO VÍTIMA DE MAUS-TRATOS E PARECIA DESESPERADA. ENQUANTO ISTO, NA SALA AO LADO, UM HOMEM ESPERAVA PARA SER CONDUZIDO À CADEIA. HAVIA ESPANCADO A MÃE.

NO INTERVALO ENTRE UM E OUTRO CASO, A DELEGADA CONTOU QUE ESTA ERA A ROTINA. UM CASO DEPOIS DO OUTRO. E DISSE QUE A MAIORIA QUE PROCURA AJUDA, JÁ É VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA HÁ ANOS, MAS TEME DENUNCIAR. MUITAS TÊM MEDO DE APANHAR MAIS OU ATÉ MORRER, OUTRAS TÊM VERGONHA DA SITUAÇÃO E AINDA HÁ CASOS DAS QUE PERMANECEM CALADAS PORQUE DEPENDEM FINANCEIRAMENTE DO COMPANHEIRO.

OS DADOS QUE ME FORAM FORNECIDOS PELA DELEGACIA MOSTRAM QUE O NÚMERO DE AGRESSÕES DENUNCIADAS AUMENTA ANO APÓS ANO. EM 2009, FORAM 2.782 REGISTROS. A MAIORIA DE LESÃO CORPORAL E 5 HOMICÍDIOS: EM 2010 AS QUEIXAS AUMENTARAM PARA 2.918. MAS COM APENAS 1 HOMICÍDIO E JÁ NOS PRIMEIROS 110 DIAS DESTE ANO, FORAM 884 OCORRÊNCIAS. A CONTINUAR NESTE RITMO, O NÚMERO VAI SUPERAR OS DO ANO PASSADO.
EM TODOS OS CASOS, O CASAL É CONVOCADO PARA UMA AUDIÊNCIA PARA QUE SEJAM OUVIDAS AS DUAS PARTES. MUITAS VEZES HÁ CONCILIAÇÃO E O CASO É ENCERRADO SEM IR À JUSTIÇA. NOUTRAS OPORTUNIDADES É A MULHER QUEM VOLTA À DELEGACIA, RETIRA A QUEIXA E ENCERRA O ASSUNTO. PELO MENOS ATÉ A PRÓXIMA AGRESSÃO.

NO CASO DE A.M. ELA SÓ RESOLVEU PEDIR AJUDA NO ANO PASSADO DEPOIS DE SER ESPANCADA, JOGADA NA PAREDE E TER O NARIZ QUEBRADO. FOI À DELEGACIA E DEPOIS FOI MORAR COM OS CINCO FILHOS NA CASA DE UMA AMIGA. 1 MÊS DEPOIS VOLTOU PRA CASA. E A PERSEGUIÇÃO CONTINUOU. COM ESTE PROBLEMA, NÃO TEVE MAIS CONDIÇÕES DE TRABALHAR, VIVE EM DEPRESSÃO E SE MANTÉM COM A PENSÃO DEIXADA PELO ÚLTIMO MARIDO, JÁ MORTO. COM 5 FILHOS, 4 MENINAS E 1 RAPAZ, DOS 8 AOS 17 ANOS, O QUE RECEBE NÃO DÁ PRA SUSTENTAR A FAMÍLIA.

“EU SEI QUE É HUMILHANTE E VERGONHOSO O QUE VOU DIZER, MAS AGUENTEI MUITA SURRA PORQUE ELE AINDA TRAZIA ALGUM DINHEIRO PRA CASA”. DINHEIRO QUE, SEGUNDO ELA, SÓ DEPOIS SOUBE DA ORIGEM: “GALEGO” ERA RECEPTADOR DE SHINERAYS ROUBADAS E ACABOU FICANDO PRESO POR 6 MESES E AGORA ESTÁ SOB CONDICIONAL. PORTANTO, AO SER PRESO DESTA VEZ, VAI FICAR NA CADEIA. “MAS ELE JÁ MANDOU ME AVISAR QUE MESMO PRESO MANDA ME MATAR”, DISSE ELA.

PERGUNTEI SE O EX-COMPANHEIRO BEBIA OU FAZIA USO DE DROGAS. “ELE NÃO FUMA, NÃO BEBE E NEM USA DROGAS. ELE É UM PSICOPATA”, ACUSA A MULHER.
HOJE, ELA DISSE QUE SE SENTE CULPADA POR TER FEITO OS FILHOS PRESENCIAREM TANTAS BRIGAS E AGRESSÕES E SABE QUE ELES FICARÃO MARCADOS PRA SEMPRE. “NÓS NÃO SABEMOS QUANDO ESTE PESADÊLO VAI ACABAR E POR ENQUANTO EU ME SINTO FERIDA POR FORA E POR DENTRO. SERÁ QUE UM DIA PASSA?”.

CASOS COMO O DE A.M. PARA UM DAR UM BASTA MAIS RÁPIDO, É PRECISO QUE A MULHER PERCA O MEDO E A VERGONHA DE DENUNCIAR. É PRECISO TAMBÉM QUE A JUSTIÇA SEJA MAIS CÉLERE AO JULGAR E TOMAR OUTRAS MEDIDAS. PARA ISTO, O IDEAL É QUE EXISTA EM SERGIPE UMA VARA ESPECIALIZADA EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, CONFORME ORIENTAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, CNJ. SEGUNDO A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ACESSO À JUSTIÇA E CIDADANIA DO CNJ, A JUIZA MORGANA RICHA, “CADA UMA DESSAS UNIDADES PASSA A TER UMA AÇÃO QUALIFICADA E PADRONIZADA NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”.

EM TODO O BRASIL JPÁ SÃO 53 VARAS ESPECIAIS E ENTRE TODOS OS ESTADOS, APENAS SERGIPE NÃO CONTA COM ESTA VARA CRIMINAL. NESTE SENTIDO, O GRUPO #DELLAS, COORDENADO POR MIM E PELA PUBLICITÁRIA MANÚ SANTHIAGO, ESTÁ TRABALHANDO NO SENTIDO DE CONSEGUIR MAIS E MAIS APOIOS NESTA CAUSA. MULHERES E HOMENS JÁ MANIFESTARAM ADESÃO E APOIO E, NA PRÓXIMA SEMANA, TEREMOS UMA REUNIÃO COM OS INTERESSADOS PARA DISCUTIRMOS AS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, COM PASSEATA NO ÚLTIMO SÁBADO DE MAIO PARA QUE, COM APOIO DE PARLAM ENTARES: SENADOR EDUARDO AMORIM (PSC), DEP.FED. ANDRÉ MOURA (PSC) E DEP EST. ZEZINHO GUIMARÃES (PMDB) FAÇAMOS CHEGAR AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA UM REQUERIMJENTO SOLICITANDO A CRIAÇÃO DESTA VARA. ESTAMOS CERTAS DE QUE VAMOS SENSIBILIZAR TANTO À SOCIEDADE QUANTO AO TRIBUNAL.

terça-feira, 26 de abril de 2011

AÉCIO: OCULTAÇÃO DE PATRMÔNIO?


BLOCO MINAS SEM CENSURA:
"JATINHO DE AÉCIO NÃO     VIAJA EM CÉU DE BRIGADEIRO".

por Conceição Lemes, do Viomundo.


O senador Aécio Neves (PSDB) faz aniversário em 10 de março. Dizem os astrólogos que os 30 dias anteriores à data correspondem ao nosso inferno astral. O do ex-governador mineiro parece estar fora de época. Começou na madrugada do dia 17 de abril, quando foi parado por uma blitz no Leblon, Rio de Janeiro, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. E tudo indica não deve terminar tão cedo.
Pelo menos é a leitura pessoal  da entrevista que fiz com Bloco Minas Sem Censura (MSC), criado em 2011, mas gestado desde 2003. Ele é resultado da união das bancadas do PT, PMDB, PCdoB e PRB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O MCS tem 23 deputados num total de 77. O Bloco tem um site, que só divulga o que pode comprovar. Nos últimos dias, até furos jornalísticos deu.  E novidades estão a caminho. Confira a entrevista.


VIOMUNDO — Para quem acompanha Minas Gerais apenas pela “grande imprensa”, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é tudo de bom. O genro que muita mãe sonha ter: bonitão, charmoso, fala mansa, bem-sucedido, boa família. E o político que muitos imaginam na presidência da República devido à versão de que ele fez uma gestão primorosa como governador do estado de 2003 a 2010. O teste do bafômetro carimbou essa imagem pública? Até que ponto o episódio abre brecha para que se conheça de verdade o que foram os oito anos de  Aécio como governador de Minas?
MINAS SEM CENSURA — O episódio recente, no Leblon, Rio de Janeiro, deixou o eleitor dele e admiradores perplexos e decepcionados. Pela possibilidade de estar embriagado no trânsito, pela recusa ao teste do bafômetro, pelo tratamento privilegiado quando autuado e, principalmente, pelas revelações posteriores sobre o Land Rover e outros carros de luxo. Revelações que abrem suspeitas sobre ocultação de patrimônio, o que seria crime fiscal.
As tentativas da assessoria e de seus amigos de dissimular os fatos só pioraram a percepção do ocorrido.  Ele foi pego às 3h58 da madrugada de domingo em circunstâncias bem óbvias. Tentaram fazê-lo de vítima, como se as críticas fossem invasão de privacidade. Ora, um ex-presidente da Câmara de Deputados, ex-governador de Minas e senador da República se envolve em duas ocorrências policiais definidas como gravíssimas, dirigindo um carro de uma empresa de rádio mineira, que foi transferida para sua propriedade no apagar das luzes de 2010, e ainda reivindica tratamento privativo? O cidadão comum, mesmo aquele que o admira, ficou decepcionado. Afinal, a rua não é sala VIP de aeroporto.


VIOMUNDO – O  que vem a ser o Bloco Minas Sem Censura?
MINAS SEM CENSURA – É a união das bancadas parlamentares estaduais, de quatro partidos, prevista regimentalmente na Assembléia Legislativa (ALMG). Ou seja, é um bloco institucional. O Minas Sem Censura (MSC) é composto pelo PT, PMDB, PCdoB e PRB. Seus líderes e vice-líderes oficiais são: Rogério Correia (PT), Antônio Júlio (PMDB), Gilberto Abramo (PRB), Paulo Lamac (PT), Ivair Nogueira (PMDB) e Ulisses Gomes (PT). O MSC tem 23 deputados estaduais (num total de 77), sendo 11 do PT, 8 do PMDB, 2 do PCdoB e 2 do PRB.


VIOMUNDO – O  “sem censura”  é uma resposta política ao silêncio que Aécio impôs à mídia mineira?
MINAS SEM CENSURA – Não só à mídia. Mas ao silêncio de várias outras instâncias, como o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça, a própria Assembleia Legislativa, os meios acadêmicos… Ainda que nessas instituições existam pessoas dispostas a resistir, suas lideranças e dirigentes sempre se afinaram com o projeto pessoal de poder de Aécio. Em conseqüência, ficou parecendo para o Brasil que Minas é uma ilha de prosperidade. O que é falso. O caso mais gritante é o da nossa Assembleia Legislativa, que se tornou homologatória das ordens do governo, sem autonomia.
No caso específico da mídia mineira, a distribuição de verbas de publicidade tem servido à compra da adesão ao governo. No caso da nacional, a despeito de gastos do governo com publicidade, a adesão é mais ideológica. O perfil neoliberal e privatista de Aécio é bem visto por essa mídia nacional.


VIOMUNDO – Em São Paulo o ex-governador José Serra (PSDB) “pedia a cabeça” de jornalistas que ousavam perguntar algo que não estivesse no script acertado com a sua assessoria. O que aconteceu em Minas com os jornalistas “desobedientes”?
MINAS SEM CENSURA – Vários documentários, denúncias do Sindicato dos Jornalistas, relatos formais e informais de repórteres e empresários de comunicação demonstraram o tacão disciplinador de Aécio. Muitos “desobedientes” foram demitidos, outros transferidos. Isso fez com que a autocensura se tornasse prática comum nas redações. Aqui, algumas empresas jornalísticas aderiram – ideologicamente! — ao projeto de poder pessoal dele.

Agora, ele não usou apenas o tacão disciplinador como forma de impor adesões. Ele conseguiu principalmente a adesão da elite empresarial do estado para o projeto de recolocar Minas com peso no cenário nacional, sob o argumento de que isso seria conseguido com sua eleição à presidência da República.VIOMUNDO – No site de vocês é dito que se vive em Minas “um atípico estado de exceção”. É dito ainda que Aécio adotou práticas que constrangem também juízes, procuradores, promotores, conselheiros, movimentos sociais, intelectuais, acadêmicos e pesquisadores etc. Que práticas são essas?
MINAS SEM CENSURA – Isso inclusive inspirou o nosso nome. Não é um estado de exceção típico, como ocorreu na Alemanha nazista, com a suspensão formal de direitos universais. Mas um estado de fato de exceção, onde o poder econômico do governo compra a adesão ou impõe o terror da distribuição discriminatória de recursos.
As más práticas já denunciadas: dificuldades de tramitação de pedidos de suplementação orçamentária para instâncias que deveriam ser mais autônomas, alocação discricionária de recursos para prefeitos, profusão de consultorias contratando mão de obra nas universidades (para suas pesquisas e relatórios pouco produtivos), interferência na eleição das direções de várias instituições. Um exemplo bem elucidativo: enquanto Lula acatava a indicação do “primeiro” da lista tríplice para a titularidade da Procuradoria Geral da República, Aécio nunca optou por esse caminho em relação ao Ministério Público Estadual.


VIOMUNDO – Nos últimos dias, vieram a público o teste do bafômetro, a estranha frota de carros de luxo da rádio, a história do jatinho… Que medidas pretendem adotar em relação a esses fatos?
MINAS SEM CENSURA — Exercendo nossas atribuições constitucionais estamos  investigando esses e outros fatos. Serão acionadas outras instâncias que têm atribuição de apurar os mesmos fatos. O “jato familiar” tem custos. Quem banca?
Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Há, por exemplo, o aluguel para o grupo Fasano, de um megaedifício do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais de Minas Gerais (IPSEMG), na região mais valorizada da cidade, por R$15 mil mensais. Só que o próprio processo de licitação registra pesquisa que aponta para um valor de mercado de até R$ 200 mil reais por mês. Tem o problema das contas públicas, que não batem nos “mínimos constitucionais” para a saúde e a educação. Tem crime eleitoral na eleição de 2010. Tem a negligência na cobrança de royalties de mineração…
Antes, a máquina  de propaganda de Aécio divulgava a realização de programas e a alocação de recursos federais, como se fossem estaduais. Hoje somos o contraponto a essa manipulação.


VIOMUNDO – O Bloco também tem um blog?
MINAS SEM CENSURA – Não temos blog. Temos um site. Há um blog fake que leva nosso nome. Foi criado para confundir. Ou seja, alguém registrou o “domínio” para evitar que usássemos o nome Minas Sem Censura em um blog.
Conseguimos registrar o
www.minassemcensura.com.br para o site, Facebook e Flicker; para o Twitter, @MGsemcensura. Esses são os veículos eletrônicos oficiais. Juntando o mailing do Bloco, dos deputados, diretórios dos partidos, militantes e ativistas, estamos atingindo mais de 900 mil endereços eletrônicos validados (sem Spam) em todo o Brasil.  Teremos ainda impressos e outros materiais de divulgação de nosso trabalho. Todo esse esforço visa a divulgar a identidade do Bloco Minas Sem Censura: somos pró-Dilma, pró-desenvolvimento de Minas, com distribuição de renda e, óbvio, de oposição ao projeto neoliberal tucano para as Alterosas.

VIOMUNDO – Também nos últimos dias, o site do Bloco trouxe em primeira mão alguns fatos em relação a Aécio, certo? O que destacariam?
MINAS SEM CENSURA – Sim, é verdade. O fato mais importante até agora é a história detalhada da Rádio Arco-Íris e seus automóveis de luxo. Trata-se de uma bem fundamentada informação que abre a suspeita da prática de ocultação de patrimônio, o que seria crime fiscal. Outras evidências estão a caminho. Aliás, um deputado estadual tucano, João Leite, em nota oficial reconhece que há dinheiro público alocado na tal Rádio. Ou seja, configura-se uma irregularidade insanável.
Expusemos, em primeira mão, as imagens “printadas” das ocorrências policiais referentes à carteira apreendida, à multa por recusa ao teste (com a devida presunção da embriaguês ou drogadição), às multas por excesso de velocidade. Denunciamos a censura ao site do Detran MG (na sexta, dia 22), da seção em que vinham as citadas ocorrências. Revertemos mais essa operação abafa.
Denunciamos também o caso IPSEMG/Fasano, a manipulação da prova de avaliação de um programa específico do governo de Minas, que trazia um ataque direto a Lula numa das questões da prova (que resultou na anulação do teste).  Denunciarmos a retirada do ar da respectiva página eletrônica. Enfim, há muitos outros temas gerais e específicos que divulgamos em primeira mão.
Temos fontes sérias, uma assessoria coletiva do Bloco que pesquisa e checa informações, as assessorias dos próprios deputados. Evidentemente, preservamos as fontes, até porque são pessoas que, depois de oito anos de opressão, se sentem mais livres para colaborar com o bloco de oposição.


VIOMUNDO – Qual a política do site do Bloco?
MINAS SEM CENSURA – Antes de mais nada, o MSC  é propositivo. O que nos une é a identidade com a política de desenvolvimento, distribuição de renda. Queremos isso para Minas. O estado carece da mais básica política industrial, por iniciativa própria. O que temos aqui foi herdado de governos anteriores ou é reflexo do governo Lula. O minério de ferro de nosso subsolo está se formando há três bilhões de anos. Logo, não foi o “choque de gestão” que o colocou lá.
O MSC também recebeu delegação do povo mineiro para ser oposição, que é fiscalizatória e programática. Por isso denunciamos a censura aqui instalada.
Fazemos isso de maneira republicana e ética. Só divulgamos e debatemos fatos que podemos comprovar. Rejeitamos a invasão da esfera íntima de quem quer seja. Assim como rejeitamos também o uso do direito à “privacidade”, como meio de encobrir malfeitos públicos. O que fulanos e beltranos fazem ou deixam de fazer na esfera íntima não nos interessa, a menos que repercuta em direitos de terceiros, no patrimônio público, no desacato às leis e às instituições do estado.
Aécio está abusando do pleito de direito à privacidade para turvar outros assuntos. Ele não está preocupado com sua fama de “boa vida”, como a ele se referiu o tucano paulista Alberto Goldman, mas com os desdobramentos dos fatos seguintes ao episódio da ocorrência policial no Leblon: carros de luxo, uso de jato particular e algumas relações empresariais problemáticas.


VIOMUNDO — O atual líder do Bloco, Rogério Correia, é do PT, partido que na política mineira tem alianças formais e informais com os tucanos. Exemplo disso é a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte, em 2008, cujo acordo para formação da chapa teria sido sacramentado entre o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT-MG), atualmente ministro de Desenvolvimento, e Aécio. Como fica esse relacionamento agora?
MINAS SEM CENSURA – A aliança de 2008 é controversa e dividiu o PT e a base de Lula. Agora, foi feita uma reunião do Bloco com deputados federais, direções partidárias e lideranças municipais dos quatro partidos. Algo inédito para a oposição mineira. Chegou-se a um acordo de se esforçar para que a aliança com o perfil do MSC seja reproduzida onde for possível em 2012. No caso de BH, a orientação é construir uma tática comum. A política de alianças fica para ser discutida no momento adequado. O PMDB deve apresentar candidato, o PCdoB também,  o PT ainda vai discutir o tema. Mas há um grande consenso: nada de aliança formal, informal ou disfarçada com o PSDB. A idéia é acumular forças em 2012 para 2014.


VIOMUNDO – No site de vocês há a seguinte frase de Guimarães Rosa: Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais. O que o Bloco pretender fazer para que muitos conheçam as mil faces das Gerais, inclusive aquelas que muitos gostariam de deixar embaixo do tapete?
MINAS SEM CENSURA - É exatamente isso. Por meio de uma grandiosa máquina de posicionamento de imagem e medidas intimidatórias, numa conjuntura favorável, Aécio criou o mito de que ele seria a única face de Minas.
Nunca foi assim antes. Candidatos a prefeito que ele apoiou,  perderam várias eleições municipais em 2004 e 2008, na maioria das  cidades importantes do estado. Mesmo em BH, 2008, junto com Fernando Pimentel, quase que seu candidato, Marcio Lacerda, perdeu a eleição para o PMDB. Gastaram mais do que se gastou em São Paulo, capital, para evitar a derrota em BH.
Aécio também manteve uma relação ambígua com o governo Lula durante anos. Exemplo: ele nunca quis testar seu real prestígio e liderança, apoiando com sinceridade Serra em 2002, Alckmin em 2006 e Serra novamente em 2010. Ele nunca teve coragem de medir força diretamente com o PT e Lula.
Hoje, ele é um, entre 81 senadores. E no Senado, quem chegou lá, não foi pelo brilho dos olhos. E ainda teve o azar de perder um aliado fiel, o Elizeu Rezende, que faleceu. É visto com desconfiança pelo grão-tucanato. O PSDB e os aliados estão em crise, definhando. O governador Anastasia vai ter de escolher: governa um estado com finanças precárias ou permanece à disposição do artificial posicionamento de imagem do “pobre menino rico”. Quem se sentia intimidado, começa a superar essa condição. Além disso, ele se vê às voltas com indícios de ocultação de patrimônio. Reciclar o projeto “Aécio 2010? para 2014 não será fácil.
O MSC, por seu turno, segue em suas missões. O movimento social está mais revigorado. Os prefeitos e prefeitas de Minas já têm canal de interlocução direta com o governo Dilma. Ou seja, o jatinho de Aécio não viaja em céu de brigadeiro.